one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa Estagiario 141

Imagem:

Compartilhar:

Jovem Aprendiz e estágio: esclareça as principais dúvidas

Criado em 10/01/14 18h20 e atualizado em 28/01/14 12h06
Por Cibele Tenório Fonte:Portal da EBC

Entrevistas com estagiários
Programas como jovem aprendiz e estágio ajudam a ganhar experiência e sair na frente em futuros recrutamentos e seleções (Foto: Wagner Tamanaha/Creative Commons)

Jovem Aprendiz dos Correios divulga balanço de inscritos por município. Clique aqui e confira. 

Jovens e adolescentes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho têm nos programas de estágio e de jovem aprendiz uma ótima oportunidade para ganhar experiência e  sair na frente em futuros recrutamentos e seleções. Mas muitos estudantes têm dúvidas sobre como funcionam essas modalidades de aprendizagem. Existe diferença entre jovem aprendiz e estágio? Jovem aprendiz tem carteira assinada? Onde e como encontrar as seleções que estão abertas? O Portal EBC convidou especialistas para esclarecer essas e outras questões.

Diferenças entre estagiário e aprendiz

O jovem aprendiz tem entre 14 e 24 anos de idade e está matriculado em um programa de aprendizagem numa ONG, Escola Técnica ou Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop). Ele passa pela aprendizagem teórica em alguma dessas instituições e a coloca em prática em alguma empresa. 

Já o estagiário possui idade igual ou superior a 16 anos, possui CPF e RG, e está matriculado e frequentando regularmente cursos de Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior ou Educação Especial. Nas modalidades de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, podem estagiar alunos que estejam no último ano do curso. 

"O Jovem Aprendiz é regido pela CLT. Já o estágio tem uma lei própria, não é CLT e portanto não tem vínculo empregatício. é uma atividade educacional. O estágio não é laboral, diferente do aprendiz, que exerce a prática na empresa e teoria fora da empresa", explica Eduardo de Oliveira, Superintendente Educacional do Centro de Integração Empresa- Escola (Ciee).

Programa Jovem Aprendiz dos Correios já registra mais de 170 mil inscrições

Assista ao bate papo sobre estágio e ovem aprendiz realizado pelo Portal EBC

Salário e Bolsa Auxílio

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a lei do jovem aprendiz garante ao aprendiz o direito ao salário mínimo-hora (R$ 3,29 por hora pela vigência do ano de 2014), observando-se, caso exista, o piso estadual. Além disso, deve-se considerar outros benefícios, como vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, odontológica, entre outros.Já o estagiário não cria vinculo empregatício com a empresa, mas pode receber bolsa-auxílio ou outra forma de compensação que venha a ser acordada, sua prática deve ser compatível com a formação e horário escolar. Mesmo não sendo obrigatória, a bolsa vem sendo adotada por quase 100% das empresas”, explica Eduardo de Oliveira.

Desempenho escolar

Não adianta ser dedicado no estágio e deixar o rendimento escolar cair, afirmam os especialistas. “Nós já tivemos casos de rompimento de contrato em exemplos que o aluno começou a piorar na na escola depois de ingressar na empresa. Nós temos um acompanhamento, inclusive psicológico, para que isso não aconteça. Inclusive o desempenho na escola é um critério que levamos em conta nas seleções”, detalha Ana Cristina Rosa Garcia, gerente executiva da área de gestão de pessoas do Banco do Brasil - que conta com mais de 4 mil jovens aprendizes em todo o país.

Qualidades que fazem a diferença

Responsabilidade, pontualidade e iniciativa. Estas são umas das principais qualidades apontadas pelos especialistas para que o jovem se destaque e faça bonito dentro da empresa. “O perfil que o mercado busca é de um jovem que seja motivado, tenha responsabilidade com as tarefas e com os horários, que tenha uma boa habilidade social, respeite os colegas e que acima de tudo tenha vontade de aprender. Estudantes com este perfil vão terminar os programas e conseguir emprego com mais facilidade”, explica Ana Cristina.

 

Saiba onde encontrar vagas para jovem aprendiz e estágio:

Ciee - o site do Ciee é possível se cadastrar e além de ter acesso às vagas, o estudante pode fazer cursos online gratuitamente

O Espro – Ensino Social Profissionalizante  -   Além de cadastrar estudantes para vagas de estágio e jovem aprendiz, permite o cadastro de empresas e instituições de ensino que queiram ser parceiras do projeto.

Companhia de Estágios  -  Traz dicas para quem já está estagiando e oferece o download da Cartilha do Estagiário, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Caixa Econômica - É  possível encontrar a lista das instituições que fazem a seleção de jovem aprendiz do banco:

Senai - Além de consultar as empresas que são parceiras do Senai, o estudante pode ter acesso às seleções promovidas pelo próprio Senai

Portal do Aprendiz Legal  -   Esclarece dúvidas sobre a lei do Jovem Aprendiz

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário