one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Universidade Gama Filho

Imagem:

Compartilhar:

Universidades se preparam para receber alunos da Gama Filho e UniverCidade

Criado em 24/01/14 15h22 e atualizado em 24/01/14 15h48
Por Yara Aquino e Mariana Tokarnia - Repórteres da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

As regras do governo destinadas a selecionar as instituições de ensino superior interessadas em receber estudantes da Universidade Gama Filho e da UniverCidade foram avaliados de forma positiva pela vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes. As duas instituições do Grupo Galileo foram descredenciadas pelo Ministério da Educação, e as normas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (23).

Para Elizabeth, os editais foram bem estruturados e devem dar agilidade à absorção dos alunos, impedindo que eles percam o primeiro semestre de aulas. “Os alunos não podem perder mais e queremos interromper isso o mais rápido possível e colocá-los em sala de aula”, disse.

Leia também outras notícias em Educação 

A vice-presidente da Anup avalia que haverá um processo satisfatório de absorção de professores e funcionários das instituições descredenciadas por aquelas que receberão os estudantes transferidos. “Não será possível aproveitar 100% de funcionários e professores, até porque a Gama Filho estava em um processo de demissão contida; estava sem recursos para demissões, e deve existir servidores além do necessário”, disse.

Ela informou que várias universidades estão interessadas em participar do processo, e disse que, para receber 17,2 mil estudantes, terão que fazer investimentos em infraestrutura e pessoal, o que será decisivo para determinar a quantidade de instituições capacidatas para apresentar propostas. O cenário deve ficar melhor definido após reunião marcada para a próxima segunda-feira (27), no MEC, quando os editais serão debatidos, avalia Elizabeth Guedes.

Segundo o assessor do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Sólon Caldas, as instituições privadas querem ajudar a resolver o problema, para que os estudantes não sejam prejudicados e possam retomar os estudos em cursos de qualidade. "Estamos interessados em resolver o problema. Sabemos que o descredenciamento foi uma decisão extrema, e que o MEC não tinha  opção".

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário