one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Instituto Central de Ciências, o Minhocão, principal prédio do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB)

Imagem:

Compartilhar:

UnB faz primeiro vestibular com 5% das vagas para cotas raciais

Criado em 26/04/14 15h08 e atualizado em 26/04/14 15h35
Por Mariana Tokarnia Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) abriu essa semana as inscrições para o vestibular do segundo semestre deste ano. Essa é a primeira edição, após a alteração nas cotas raciais da instituição, decidida no início do mês. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 7 e 8 de junho.

A seleção oferece 4.212 vagas em 97 cursos, distribuídos nos quatro campi da instituição. Do total, 2.903 oportunidades são destinadas ao sistema universal, 237 ao sistema de cotas para negros e 1.072 para o sistema de cotas para escolas públicas.

A UnB foi criada dois anos após a capital e em 2014 completou 52 anos. Tem no currículo o fato de ter sido idealizada por Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político e um dos grandes educadores brasileiros. A universidade foi pioneira na política de cotas raciais, instituída em 2003. Atualmente, dos 35.785 alunos da universidade, 3.401 ingressaram pela política de cotas raciais.

Recentemente, a reserva de 20% das vagas para estudantes negros foi reduzida a 5% e conciliada com as cotas para os estudantes de escolas públicas. A instituição decidiu que a porcentagem será aplicada neste vestibular e que, em nova reunião, será votada a duração dessa decisão. 

Os interessados em concorrer a uma vaga de graduação podem acessar o site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) para mais informações. As inscrições devem ser feitas online. As taxas cobradas são R$ 120 para candidatos e R$ 90 para treineiros - estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas querem testar os conhecimentos. O resultado dos treineiros não poderá ser usado para ingressar na universidade.

O vestibular será realizado presencialmente no Distrito Federal em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga; nas cidades goianas de Formosa, Goiânia e Valparaíso, além de Uberlândia, em Minas Gerais. As provas começarão às 13h e terão cinco horas de duração.

O vestibular é a única forma de ingresso na universidade no meio do ano. As vagas do início do ano são dividias entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), cujas provas são feitas por estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. O Enem ainda não tem data confirmada, mas pode ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro. As cotas valem para todas as formas de ingresso.

Veja abaixo como será a distribuição das vagas neste vestibular:

Gráfico cotas UnB

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário