one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caderno de matemática e relógio

Imagem:

Compartilhar:

Brasil disputa até sexta-feira Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Criado em 23/09/14 11h18 e atualizado em 23/09/14 11h39
Por Paula Laboissière Fonte:Agência Brasil

Estudantes brasileiros disputam, a partir de hoje (23), a 29ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática na cidade de São Pedro Sula, em Honduras. A competição ocorre até sexta-feira (26) e tem a participação de 22 países.

Leia também no Portal EBC:

Brasil disputa até sexta-feira Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Capes defende contratação de professores por organizações sociais

Ana Karoline Borges Carneiro e Daniel Lima Braga, do Ceará, Murilo Corato Zanarella, de São Paulo, e Alessandro de Oliveira Pacanowski, do Rio de Janeiro, integram o time brasileiro. A equipe é acompanhada pelos professores Carlos Gustavo Moreira e Marcelo Tadeu Sales, responsáveis por corrigir e defender o trabalho dos estudantes no tribunal internacional de coordenação.

A competição tem como objetivo destacar a importância do estudo da matemática como ferramenta para o avanço técnico-científico e consiste em resolver problemas que envolvem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Desde 1985, o Brasil reúne um total de 101 medalhas, sendo 51 de ouro, 39 de prata e 11 de bronze – país com maior número de conquistas em todas as edições da olimpíada.

Os brasileiros receberam ainda, em três oportunidades, a Taça Porto Rico – troféu outorgado desde 1990 pela delegação de Porto Rico ao país de maior progresso na competição. A premiação tem como objetivo estimular o desenvolvimento das equipes olímpicas.

A participação brasileira no evento é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário