one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes da Gama Filho hasteiam bandeira em frente ao MEC

Imagem:

Compartilhar:

Ex-alunos da Gama Filho e UniverCidade têm dificuldade em obter diploma

Criado em 07/10/14 22h09 e atualizado em 07/10/14 22h28
Por Mariana Tokarnia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Quase nove meses após o descredenciamento, pelo Ministério da Educação (MEC), da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), ainda há ex-alunos sem documentos como o histórico escolar. Alguns, que já haviam concluído a formação nessas instituições, estão tendo dificuldade para obter o diploma universitário.

Carlos Eduardo Ferreira formou-se em ciência da computação pela UGF, no primeiro semestre de 2013. Colou grau, compareceu à cerimônia, mas, como era padrão na universidade, não recebeu o diploma imediatamente, era preciso  fazer um requerimento. Antes que isso fosse feito, a instituição entrou em greve e foi desativada em seguida.

A orientação é que os ex-alunos procurem as instituições que receberam os alunos do curso em questão pela transferência assistida, que estão autorizadas a emitir os diplomas: Estácio de Sá (Unesa), Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec).

Sem os documentos, no entanto, o processo é mais difícil e leva mais tempo. "Já faz mais de um ano que me formei e ainda estou neste impasse. Nossa área trabalha muito de maneira informal. Ter um diploma é uma forma de ganhar um pouco mais, de garantir mais contratos", diz Ferreira, e acrescenta: "Há também aqueles que querem fazer um concurso público para nível superior e não conseguem sem um diploma de graduação. Pós-graduação, então, nem se fala".

A entrega dos documentos foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Segundo o advogado do Grupo Galileo, responsável pelas instituições, Jamil Alves da Silva, o grupo já repassou os documentos que tinha para as instituições escolhidas para receber os alunos. "Alguns alunos receberam, outros não", admite o advogado.

Ele justifica o não repasse de alguns documentos ao fato de o grupo não poder tomar posse dos imóveis onde funcionavam as instituições. "Em princípio, houve a questão do alojamento dos documentos, retidos pela Justiça. Houve a retenção [do patrimônio], a Justiça tomou conta dos imóveis em que havia arquivos desses documentos e [o grupo] ficou impedido de atuar, tendo dificuldade em repassar", acrescentou.

O advogado disse que uma solução para a situação cabe às instituições que receberam os alunos. De acordo com ele, o grupo enfrenta cerca de 800 processos civis na Justiça, a maioria pedindo a entrega da documentação e indenização pelo período de paralisação e greve. Para tentar solucionar o problema, cada uma das instituições que receberam os alunos, por transferência assistida, busca uma maneira de atender os estudantes.

A Estácio informou, por meio de nota, que montou uma estrutura para atender os alunos das instituições descredenciadas no campus João Uchôa, na Rua do Bispo, Rio Comprido. "Como a Estácio não recebeu os documentos físicos dos alunos neste processo, a instituição solicita que os alunos tragam os documentos que têm (comprovantes de escolaridade, identidade, CPF, entre ourtos) para iniciar a fase de análises", disse ele.

O texto diz que a instituição entende o desejo dos alunos. Por isso, "criou uma comissão para expedição dos documentos e está dedicada à análise minuciosa dos processos e comprometida com uma solução para o sério problema enfrentado por eles. Contudo, precisa ser extremamente cautelosa e cuidadosa ao expedir um documento sério e complexo como o diploma, que habilita ao exercício profissional de carreiras como, por exemplo, medicina, engenharia, direito, entre outras".

De acordo com a instituição, mais de 500 alunos afetados pela suspensão e consequente transferência já receberam diploma ou colaram grau. Até o final do ano, a Estácio promete fazer cerimônias de colação de grau mensalmente.

A UVA também informa que tem aceitado outros registros que mostrem as disciplinas cursadas e as respectivas notas dos alunos, como comprovantes de pagamento que exibem o período em que o aluno estava matriculado e as disciplinas, por exemplo. No site da UVA está disponível a lista da documentação que pode ser apresentada.

"A apresentação desses documentos não é obrigatória para que seja realizado o requerimento de expedição de diploma, porém a disponibilização do maior número de informações tornará o processo mais célere", diz a instituição. Os ex-alunos das instituições descredenciadas devem procurar os canais de atendimento da UVA para obter informações sobre o processo de transferência assistida, como a Central de Atendimento ao Aluno (telefone 2574-8888), o e-mail transferenciaassistida@uva.br e o site www.uva.br.

 

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário