one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lousa Digital

Imagem:

Compartilhar:

Governo do Distrito Federal atrasa início das aulas em duas semanas

Criado em 07/01/15 22h29 e atualizado em 08/01/15 08h53
Por Luciano Nascimento Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Governo do Distrito Federal (GDF), informou nesta quarta-feira (7) que o início do ano letivo nas escolas públicas será atrasado em duas semanas. O anúncio acontece logo após os professores da rede estadual ameaçarem atrasar o inícios das aulas, previsto para o dia 9 de fevereiro, em decorrência do atraso do pagamento dos salários da categoria.

Confira o Portal EBC: Servidores da educação e da saúde do DF podem ficar sem salário até o fim da próxima semana

Ao informar sobre a alteração, o GDF justificou a medida como necessária para realizar reformas em boa parte das escolas da capital. Com a alteração, as aulas vão ter início no dia 23 de fevereiro.

Serão gastos cerca de R$ 10 milhões para a reforma de parte das 657 escolas que compõem a rede. A verba vem do governo federal, por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira.

Ontem (6), os professores protestaram em frente ao Palácio do Buriti, cobrando o pagamento do salário de dezembro, o 13º salário e as férias.

Ouvida pela Agência Brasil, a diretora do Sindicato dos Professores do DF, Rosilene Corrêa, afirmou que a categoria estava disposta a não retornar às atividades no dia 9, em razão da falta de pagamento.“É claro que esta é uma decisão [de não iniciar as aulas] triste para os educadores. Nós esperamos dar aula em fevereiro, mas antes queremos que o governo do Distrito Federal regularize o pagamento dos nossos salários”, defendeu a professora.

Havia a expectativa, anunciada pelo GDF, de que o pagamento do salário de dezembro seria feito a partir de amanhã (8). No entanto, durante entrevista para tratar do déficit nas contas públicas do GDF, o secretário de Fazenda, Leonardo Colombini, disse que não sabia se seria possível efetuar o pagamento.

Segundo Colombini, as contas do GDF estão com um rombo de R$ 3,5 bilhões, herdados da gestão anterior. Em entrevista, na manhã desta quarta-feira, o governador Rodrigo Rollemberg garantiu que os salários serão pagos até a próxima semana.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário