one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

UFF abre em agosto primeiro curso de mestrado em turismo do Rio de Janeiro

Criado em 21/04/15 11h05 e atualizado em 22/04/15 15h46
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Universidade Federal Fluminense (UFF) abre, em agosto próximo, o primeiro curso de mestrado em turismo do estado do Rio de Janeiro e o segundo da Região Sudeste. De acordo com o diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, Marcello Tomé, o primeiro foi o da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Em meio a críticas sobre a qualidade da água, Baía de Guanabara sediará o primeiro evento-teste para as Olimpíadas de 2016(Arquivo Agência Brasil)

Um das áreas do novo curso tratará do planejamento e gestão do turismo do Rio de JaneiroArquivo Agência Brasil

O edital deverá ser publicado até meados de maio. A primeira turma terá 20 vagas, para as quais a universidade já recebeu demonstrações de interesse de alunos de outras unidades da Federação e também de outros países. A Faculdade de Turismo e Hotelaria foi criada oficialmente em 2013, englobando cursos das duas áreas.

“O Rio de Janeiro tem uma lacuna muito grande em relação à qualificação de mão de obra no turismo, principalmente no nível superior”. Marcello Tomé informou que, em função da criação de faculdades públicas de turismo, como UFF e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), entre outras, houve uma redução do número de cursos de faculdades privadas na área.

Segundo o diretor, há um quantitativo significativo de alunos que estudaram turismo na graduação e não tiveram espaço para o mestrado. “Temos os egressos dos cursos de turismo, que desejam continuar estudando turismo em outro nível, e profissionais dos mais variados cursos, atuantes em suas profissões, querendo pesquisar ou atuar na área de turismo. O Rio de Janeiro tem uma lacuna que começará a ser preenchida com esse curso”.

Tomé salientou que o lançamento do curso de mestrado em turismo é oportuno, porque o Rio de Janeiro vive uma fase especial por causa de megaeventos, como as Olimpíadas, em 2016, e também pelo processo de transformação urbana que a capital fluminense experimenta. As obras em curso na zona portuária, na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, e os novos atrativos culturais, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, além da melhoria no sistema de transporte, são exemplos do processo de reestruturação urbana.

“O Rio está ganhando cara nova e tende a ficar mais atrativo. É um momento interessante para entender, participar ativamente desse processo e cursar o mestrado. Por isso, a procura tende a ser grande. Já tivemos contatos de possíveis alunos de Portugal, da Espanha e do Peru. Imagina a possibilidade de um aluno entrar no curso agora e fazer o mestrado no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. É um plus significativo”, argumentou.

O novo mestrado terá o turismo e a sociedade como áreas de concentração. O curso terá duas linhas de pesquisa. Uma delas tratará do planejamento e gestão de turismo, com foco na governança e na gestão do turismo nas esferas privada e pública. A outra engloba turismo, cultura e ambiente e pretende analisar o turismo como fenômeno social e espacial, com seus reflexos nos aspectos cultural e ecológico. 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário