one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ensino superior privado será destaque na nova gestão da UNE

Criado em 08/06/15 20h58 e atualizado em 08/06/15 21h07
Por Mariana Tokarnia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ensino superior privado ganhará maior destaque nas pautas da União Nacional dos Estudantes (UNE), segundo a presidenta recém-empossada, Carina Vitral. Estudante de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carina diz que defenderá maior regulmentação e qualidade das instituições particulares, além de brigar por maior transparência em programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

"Educação é um bem público, e se é explorada pela iniciativa privada, precisa ter regras claras e regulamentação", diz. Cerca de 74% dos estudantes do ensino superior estão matriculados em instituições privadas. Para Carina, isto está mudando também a cara do movimento estudantil. "A sociedade tem ideia de que o movimento estudantil existe só nas [escolas] públicas, mas isso mudou muito. Hoje, as [instituições] privadas têm diretório dos estudantes, empreendem lutas contra o aumento de mensalidades, por mais direitos, contra as disciplinas à distância em cursos presenciais etc".

Carina tem 26 anos e foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) nos últimos dois anos. Com Carina na presidência, a UNE segue sob a direção da União da Juventude Socialista (UJS), braço juvenil do PCdoB, que está à frente da entidade, sem interrupções, desde a gestão de Lindberg Farias, de 1992 a 1993.

Carina foi eleita no 54º Congresso da UNE, que terminou ontem (7) em Goiânia. Ela obteve 2.367 votos, equivalentes a 58,14% do total de 4.071 votantes. A estudante sucede a pernambucana Vic Barros na condução da entidade. É a primeira vez que a UNE tem duas presidentas consecutivas.

Dentre as pautas da UNE, está o Fies, programa que foi alvo de cortes este ano. Carina diz que a UNE defende uma segunda edição, ainda em 2015, com maior transparência quanto às vagas disponíveis. O Fies financia, a juros baixos e condições mais vantajosas que as de mercado, matrículas no ensino privado. Cerca de 1,9 milhão de estudantes são beneficiados. Outros 252 mil ingressaram no programa neste semestre. O Ministério da Educação não confirmou se haverá segunda edição do programa neste ano.

Junto com a garantia de vagas, a entidade busca também maior qualidade no ensino superior. Uma das formas é a aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes) pelo Congresso Nacional. O projeto de lei, de 2012, tramita na Câmara dos Deputados. "A UNE apoia a aprovação dessa espécie de agência reguladora capaz de fiscalizar na ponta, as universdiades, multar e fechar as que não têm qualidade", diz a presidenta.

Carina destaca ainda que a UNE se posiciona contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, prevista na proposta de emenda à Constituição (PEC) que tramita na Câmara dos Deputados, e a favor de uma reforma política decidida com maior participação da sociedade, que acabe com o financiamento privado de campanha, "a raiz da corrupção", como define Carina.

A entidade critica ainda o contingenciamento de recursos da educação, ciência e tecnologia. A educação está entre as pastas com os maiores contingenciamentos: serão cortados R$ 9,423 bilhões. "O Brasil precisa voltar a crescer, e o ensino superior tem íntima ligação com o conhecimento que o país precisa. Investir na educação e na juventude é investir no potencial de crescimento do país", diz Carina.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário