one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entidades questionam demora e falta de participação social na definição do CAQi

Criado em 18/06/15 21h17
Por Mariana Tokarnia - Enviada especial* Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Fórum Nacional de Educação (FNE) protocolou requerimento no Ministério da Educação (MEC) questinando a demora na definição do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e a falta de participação das organizações civis nos debates sobre o assunto. Por lei, o CAQi deve ser implementado até meados do ano que vem.

A implantação do Custo Aluno-Qualidade (CAQ) faz parte das estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) para alcançar o investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até 2024. O CAQ define quanto cada aluno precisa para ter acesso a educação com um padrão mínimo de qualidade.

O FNE é composto por 50 entidades representantes da sociedade civil e do Poder Público. No requerimento, o fórum argumenta que o documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) – que reuniu especialistas, organizações e Poder Público – estabeleceu que o CAQi fosse definido até maio deste ano. Assim, seria possível constar nas leis orçamentárias para 2016.

Além disso, a Conae estabeleceu que o CAQi fosse regulamentado nos moldes de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2010. O parecer, que não foi homologado, definia os insumos necessários para uma educação de qualidade, estão incluídos recursos para infraestrutura, materiais, equipamentos, além do salário dos professores.

O FNE questiona também a falta de participação de outras instituições na definição do instrumento, que está sendo feito internamente no MEC.

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, a quem é endereçado o requerimento, disse no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que a pasta está levantando dados para subsidiar o debate, que ainda vai começar, em setembro. Segundo ele, esta é uma fase técnica, e posteriormente haverá maior participação.

O secretário disse ainda que o parecer do CNE precisa ser atualizado e modernizado. O MEC discute o que dever ser incluído no CAQ, e a defnição de um instrumento que possa ter insumos e valores ajustados com facilidade.

O 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação começou na última terça-feira (16) e termina amanhã (19), em Mata de São João (BA). Participam 1.687 representantes de 1.067 muncípios.

*A repórter viajou a convite da Undime

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário