one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Dilma diz que Pronatec Jovem Aprendiz vai priorizar áreas mais violentas

Criado em 28/07/15 12h48 e atualizado em 28/07/15 12h59
Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (28) que a abertura de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Jovem Aprendiz vai priorizar áreas com índices altos de violência, para conter o aliciamento de jovens para a criminalidade.

“Temos de combater o uso de jovens pelo crime organização, daí porque temos um critério para começar esse programa, o critério é justamente áreas onde há maior grau de violência e portanto maior vulnerabilidade”, adiantou. “Não podemos aceitar que o crime organizado substitua o Estado e a sociedade brasileira”.

Segundo Dilma, onde não há presença do Estado, parcerias e organização empresarial, “a tendência é que as ações criminosas se desenvolvam e substituam as ações do Estado e da sociedade nos sentido de incluir os jovens”. Sem marcar data para abertura de vagas do programa, Dilma pediu apoio de micro e pequenos empresários e de instituições que compõem o Sistema S para colocar em prática a proposta, que foi uma de suas promessas de campanha.

A presidenta destacou que as micro e pequenas empresas estão presentes em cada bairro, distrito ou comunidade do país e poderão ser a porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Com o Pronatec Aprendiz, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs) poderão contratar jovens aprendizes com o apoio do governo, que vai custear o treinamento e acompanhamento do adolescente por meio de recursos do Pronatec.

“O jovem vai ter oportunidade de processo mais rico de formação profissional, queremos combinar cursos de qualidade e experiência”, avaliou a presidenta. “As empresas também vão ter benefícios, elas terão no seu quadro funcional jovens, com tudo aquilo que caracteriza os jovens: incrível capacidade de aprender, imensa curiosidade, e bem motivados, a capacidade transformadora que caracteriza o ser humano na juventude. A contratação terá menos encargos, porque haverá um período de ensino, de aprendizagem, feita fora da empresa”, acrescentou.

Dilma não anunciou a meta para a contratação de aprendizes pelas micro e pequenas empresas, mas disse que o objetivo será redefinido a cada vez que o governo atingir o número. “Vamos deixar um meta aberta, quando a gente atingir a meta, dobramos a meta”.

As vagas do Pronatec Jovem Aprendiz vão integrar a segunda etapa do Pronatec, lançada em junho do ano passado, com previsão de 12 milhões de matrículas até o fim de 2018.

Editor Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário