one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que você deve estudar para se sair bem em Literatura no Enem

Criado em 02/10/15 11h01 e atualizado em 07/10/15 00h11
Por Produção Web

A prova de linguagens, assim como a estrutura de todo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reúne diversas áreas do conhecimento como as artes (cênicas, plásticas, musicais) e a língua estrangeira. O quinto episódio da websérie Fica a Dica Enem mostra que a literatura é parte importante neste contexto. E segundo a professora Zaira Dirani, ela é tambem uma arte que recria o real de acordo com o contexto histórico e cultural. 

Vamos ver a dica para se sair bem em literatura no Enem?

De acordo com a professora Zaira, é importante ficar atento à competência 5 do Enem, que trabalha a interpretação dos textos literários considerando os fatores que levaram àquela produção: contextos histórico, político, social, além de características específicas do autor.

Não adianta entrar na decoreba!

O Enem não cobra memorização de datas nem de autores. 

Os participantes também deve estar atentos para a competência 6 do Enem, que analisa a parte estrutural do texto literário. Segundo Zaira, essa parte é onde são cobradas as funções de linguagem, a versificação, figuras de linguagem e a análise dos gêneros literários.

Preste atenção aos gêneros!

Além do poema, conto, crônica e romance, o Enem, segundo a professora, traz também tirinhas, charges, piadas e textos instrucionais. 

Não se esqueça que as questões do Enem são multidisciplinares! Portanto, podem aparecer em meio à literatura reflexões de história, filosofia, sociologia, entre outras áreas do conhecimento.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário