one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Como é escola dos sonhos? Uma pesquisa quer saber sua opinião

Criado em 28/04/16 13h41 e atualizado em 28/04/16 13h55
Por Portal EBC

Alternativas para a educação e formas para melhorar o ensino são frequentemente debatidas entre educadores, diretores, pais de alunos e até mesmo políticos que atuam na área. No entanto, ouvir jovens que estão na escola ainda não é um costume recorrente.

Como seria a sua escola ideal? Uma pesquisa lançada nesta quinta-feira (28/4), Dia da Educação, vai escutar estudantes de 13 a 21 anos com o objetivo de se conectar melhor à realidade dos jovens e, assim, poder pensar em uma forma de ensino que os estimule mais. A iniciativa recebeu o nome de "Nossa Escola em (Re)Construção" e é do Porvir, programa do Instituto Inspirare, e da Rede Conhecimento Social.

"Nossa intenção é dar voz aos alunos e mobilizá-los para que reflitam sobre o seu papel na escola e sobre as características que elas devem ter para promover aprendizado e desenvolvimento com sentido. Queremos entender o que o aluno do século 21 espera da educação", afirma a diretora do Inspirare, Anna Penido.

A consulta utiliza a metodologia "PerguntAção", que envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo. Na primeira fase da pesquisa, foi realizada uma oficina com um conselho orientador, formado por profissionais com experiência em educação e processos de escuta de jovens. Depois, um grupo de 25 jovens, das cinco regiões do país, se reuniu em São Paulo para conversar sobre suas escolas e propor perguntas para o questionário que foi lançado hoje.

Grupo de jovens que participou da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção
Grupo de jovens que participou da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção. Foto: Porvir/Divulgação

Incentivo e entusiasmo

A estudante Gabriela Santos do Amparo, 20 anos, participou da etapa de debates e acredita que os interesses dos estudantes devem ser valorizados, e que este é um papel do educador. "Gosto de pensar no professor como educador, que incentiva o aluno dando mais importância ao que o aluno está aprendendo do que se ele vai tirar 5 ou 7. Que vai incentivar no que eles têm interesse e potencializar isso", afirma.

Ricardo Penido, 18 anos, imagina a escola dos sonhos como um lugar transformador e apaixonante, que coloca em foco os talentos dos alunos, independente da idade. "A escola apaixonante pode agregar toda a diversidade, inclusive de faixa etária. Se tem um idoso que está doido para estudar, isso pode enriquecer muito o aprendizado de uma criança de cinco anos". Para Ricardo, uma escola ideal abre caminho para a formação de pessoas capazes de melhorar o mundo ao redor: "ela consegue desenvolver a grande essência que a gente tem desde que nasce... ela consegue identificar o que importa em cada um, para desenvolver isso", explica.

"O professor ideal consegue acender a potência de cada um. É necessário ter amor e entusiasmo para chegar ao aluno e despertar o que ele tem de melhor dentro dele"

Ricardo Penido, 18 anos

O questionário online fica disponível até o dia 30 de junho, e tem perguntas que buscam identificar a percepção dos jovens em relação à escola atual e como eles acham que ela pode estimular mais o seu aprendizado, respeitar características individuais, ser inovadora e contribuir com a sua felicidade. Para participar, basta acessar o site Nossa Escola em (Re)Construção.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário