one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Enem: saiba quais são os conteúdos mais frequentes nas provas

Criado em 03/11/16 16h33 e atualizado em 04/11/16 09h49
Por Bruna Ramos e Yuri Moura* Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximam e, no ajuste dos últimos detalhes antes do grande dia, é a hora de fazer as últimas revisões. 

Treine com todas as questões que já apareceram no exame pelo nosso aplicativo Questões Enem

Uma ampla lista de conteúdos e habilidades aparece no edital do Enem, no entanto, há aqueles temas que são figurinhas carimbadas entre as 180 questões, e são vistos com mais frequência no decorrer dos anos. O Portal EBC conversou com professores de Ensino Médio e cursinhos preparatórios para saber quais são os conteúdos que mais caem no Enem. Saiba quais são eles:

Língua Portuguesa

A prova de língua portuguesa é dividida entre gramática e literatura, mas a interpretação de texto é a campeã não só na prova de Linguagens e suas Tecnologias, mas em todas as provas do Enem. Ainda assim, é importante conhecer bem os contéudos de morfologia e sintaxe, além das escolas literárias. Nem todas as respostas aparecem com uma boa leitura dos textos dos enunciados.

A prova de Literatura é elaborada majoritariamente em cima dos autores modernistas, que são estudados no terceiro ano, aponta a professora Zaira Dirani do Colégio Sagrado Coração de Maria - Brasília.

“Sessenta por cento da prova é sobre estes escritores. Das 17 provas do Enem, Carlos Drummond de Andrade foi cobrado em 16. Manoel Bandeira, Oswald de Andrade e Cecília Meirelles também são recorrentes”, afirma. "Aos autores contemporâneos, como Chacal, Ferreira Gullar e Manoel de Barros, pelo menos três questões são reservadas", diz Zaira.

Entre os conteúdos do primeiro ano, o exame cobra sempre função de linguagem, figuras de linguagem e somente um autor, que frequentemente é o Gregório de Matos, avalia a professora de Literatura. “No segundo ano costumam cobrar Machado de Assis e um autor parnasiano ou simbolista, como Cruz e Sousa”.

Língua Estrangeira

Nas provas de Língua Estrangeira o Enem foca no objetivo do uso da língua, ou seja, aquilo para o que precisamos utilizar o inglês ou o espanhol no nosso cotidiano. “Os alunos estudam de forma conteudista, mas a prova foca em habilidades e competências”, opina o professor Ricardo Tobé.

Segundo ele, focar nas habilidades é a primeira dica para a realização de uma boa prova. Baseado nas edições anteriores, Tobé afirma que dentre as habilidades cobradas no conteúdo de estudo, a H5 e a H8 são as que aparecem com mais frequência nas questões da prova. “O Enem foca muito na H5, que associa vocábulos e expressões ao seu tema e na H8, que associa os aspectos culturais da língua a uma temática social”, analisa.

Ciências Humanas

A prova de humanidades do Enem vem com questões bem relacionadas, e muitas delas chegam a misturar os temas de mais de uma disciplina. Quando se fala em Sociologia, elas aparecem atreladas a três eixos: identidade cultural e movimento sociais, trabalho e produção e os aspectos que envolvem democracia, as leis e formação do Estado. Segundo o professor Reiner Godoy, do Colégio Alub, esses temas englobam também a filosofia: "Geralmente estão focadas em uma dessas três análises: 1) os movimentos sociais e seus efeitos, sua formação; a identidade cultural, e aí pode ser tanto a cultura brasileira quanto a formação cultural; 2) a revolução industrial, neocolonialismo já no século XIX e aí as questões trabalham as formas de produção, a vida dos trabalhadores, a formação dos movimentos trabalhistas e os modos de produção; e 3) como nasce o estado, a formação das leis, a necessidade e a importância das leis e a própria democracia, como foi formada a democracia, sua relevância, a sua importância”.

De acordo com o professor Godoy, “se o aluno entender bem quais são as ideias básicas das propostas de Estado, de lei, de governo nas áreas clássicas, absolutistas, liberais e marxistas ele vai conseguir facilmente responder as questões”.

O conteúdo de História costuma ser muito extenso, e é importante ter conhecimento de todo o conteúdo aprendido nos três anos do Ensino Médio. A aposta para os temas mais frequentes nas provas, no entanto, são sempre relacionados à República Velha, à Era Vargas e à Ditadura Militar, segundo o professor Tiago Diana, do Colégio Projeção. "Quando a gente olha as últimas provas do Enem, a gente vê que o conteúdo mais recorrente é o que o aluno estuda no terceiro ano do Ensino Médio, o mundo mais contemporâneo, coisas que aconteceram do século XX até hoje", diz.

Como em todas as outras disciplinas, a prova de Geografia do Enem envolve muita concentração, leitura e interpretação. Segundo o professor Flávio Bueno, do Colégio Sigma, as questões mais recorrentes estão relacionadas à geografia física do Brasil, como hidrografia, solo, relevo, questões ligadas ao meio ambiente e utilização econômica de determinados tipos de relevo (como a exploração de áreas de bacias hidrográficas).

“Em geral, (em Geografia) são questões que dependem de uma contextualização com um fato ligado a uma prática econômica. Por exemplo, a questão da exploração econômica do relevo para a produção de gêneros agrícolas específicos; ou os problemas ambientais que são recorrentes de uma prática agrícola como o assoreamento, a retirada da cobertura vegetal, questões ligadas ao uso de agrotóxicos”, explica.

O professor destaca ainda que é fundamental que o aluno entenda não apenas o conceito, mas a problematização de questões vivenciadas pela sociedade e que podem ser cobradas na prova. “O conceito é fundamental. Mas você precisa compreender a relação entre conceito e como o fenômeno age no dia a dia da população”, salienta.

Ciências da Natureza

Física, Química e Biologia se unem na prova que é temida por boa parte dos estudantes que fazem o Enem. “Normalmente as pessoas consideram a prova de Química a mais difícil”, relata Jônatas Gonçalves, professor do Pódion. Segundo ele, um dos pontos difíceis da prova é o aluno conseguir ler a questão e entender o que está sendo cobrado. Por isso, acredita ser fundamental o aluno se dedicar também à interpretação das questões, além do conteúdo em si.

Segundo o professor, quatro assuntos caem sempre nas provas de Química do Enem: separação de misturas, regulação de PH, cálculo estequiométrico e soluções (análise de concentração das soluções). Outras questões abordadas com frequência são aquelas que envolvem química orgânica. “Geralmente, classificação das cadeias orgânicas, identificação de funções orgânicas e isomeria”, opina.

Dono de um canal no YouTube com vídeos sobre a disciplina, com foco no Enem e no vestibular, Jônatas considera as questões que envolvem análise matemática as mais difíceis da prova. “Os alunos costumam ter dificuldade com estequiometria e soluções, já que esses conteúdos demandam muito tempo em exercícios e não apenas numa teoria”, conta. Para evitar a perda de tempo em certas questões, Gonçalves dá uma dica que considera preciosa para todas as provas: 

“O aluno tem que aprender a olhar as alternativas na hora de escolher a reposta. Muitas vezes ele consegue perceber, ainda sem terminar uma conta, qual é a resposta. Outra parte importante é ele já descartar as que com certeza estão erradas”.

Para quem não tem tanta afinidade com exatas, a prova de Física chega a ser um temor. Mas nada que muito estudo e dedicação não resolvam. Nessa reta final, para ajudar o aluno a se organizar na hora de estudar, o professor William Santos Cruz, do Colégio Sagrado Coração de Maria, ressalta que os assuntos mais recorrentes são energia, termodinâmica, eletricidade, ondulatória, cinemática, óptica, dinâmica, hidrostática e eletromagnetismo. “Em geral, costumam ser cobradas em questões contextualizadas, procurando dar uma aplicabilidade dos conceitos estudados”, afirma.

A dica do professor é de que quando o aluno estiver estudando sobre um determinado conceito, ele pesquise as aplicações deles. “Hoje em dia a internet é uma ótima ferramenta para isso, desde videoaulas até um infinito arquivo de experimentos onde esses conceitos são aplicados e explicados. O aluno não deve se prender a questões de matemática rebuscada; a maioria das questões são de cunho teórico, por isso entender o conceito e saber como ele é aplicado garante ao aluno boa parte da prova de física”, conclui.

Matemática

As provas de Matemática do Enem costumam trazer questões que simulam situações do cotidiano dos estudantes. Por isso, a recomendação do professor Gustavo Candeia, do Colégio Alub, é que o candidato revise, também, a parte teórica das questões mais cobradas nas provas dos anos anteriores. “Para se sair bem no exame, acertando o maior número de questões possível, o candidato deve ter, além de tudo, uma excelente interpretação de texto. A teoria, bem consolidada, será o diferencial para a aprovação”.

Segundo Candeia, os dez conteúdos de matemática mais cobrados no exame são: proporcionalidade (regra de três); porcentagem; análise de gráficos e tabelas; geometria plana (ênfase no cálculo de áreas de superfícies); geometria espacial; análise combinatória; probabilidade; estatística; função quadrática; matemática básica (multiplicação, divisão, propriedades algébricas).

A prova apresenta questões com diversos graus de dificuldade. “Das 45 questões de matemática, umas 5 serão difíceis. A maioria tem um grau de dificuldade médio ou fácil”, opina o professor. Como tática, ele orienta que os alunos se concentrem primeiro nos itens mais fáceis, deixando os mais difíceis para os momentos finais da prova.

 

*estagiário sob supervisão
**Colaborou Líria Jade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário