one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista panorâmica de Belo Horizonte

Imagem:

Compartilhar:

Belo Horizonte aposta na culinária para atrair turistas

Criado em 14/06/13 08h30 e atualizado em 14/06/13 09h54
Por Pedro Peduzzi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Sete candidatos querem governar Belo Horizonte
Vista panorâmica de Belo Horizonte (Foto: Wikimedia/ Creative Commons)

Brasília – Conhecida como a capital nacional dos bares, Belo Horizonte pretende aproveitar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo para divulgar, internacionalmente, sua rica culinária. Outra famosa característica da cidade – a de ter um povo hospitaleiro – poderá ajudar a atingir esse objetivo.

A expectativa é de que, após ser escolhida para sediar o Centro Nacional de Coordenação de Transmissão (IBCC, na sigla em inglês), a fama cresça ainda mais: a partir desse centro, onde ficarão  profissionais de emissoras de cerca de 200 países, o sinal e a transmissão de todos os jogos serão distribuídos para o mundo.

Leia também:

Além de assistir ao jogo, turistas estão curiosos em conhecer arquitetura de Niemeyer

Deficientes terão tradução em libras e ônibus especiais no Mané Garrincha

“Não temos dúvida de que [o IBCC] estará funcionando [adequadamente] no jogo inicial da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão [a ser transmitido a partir de Brasília]. Será também teste para [as transmissões a serem feitas durante a Copa de] 2014, e para o próprio sistema de comunicação brasileiro, já que será a primeira vez no Brasil que, em um evento dessa magnitude, haverá transmissão para bilhões de espectadores”, disse à Agência Brasil o secretário Municipal da Copa, Camilo Fraga Reis.

Além de ser o ponto de transmissão de todos os jogos, Belo Horizonte sediará três jogos da Copa das Confederações. Caso o Brasil se classifique como primeiro do grupo A, jogará a semifinal no estádio Mineirão, dia 26. Antes disso, dois jogos acontecerão em BH: Taiti e Nigéria, no dia 17; e Japão e México, no dia 22.

“A divulgação da cidade internacionalmente e a oportunidade de receber turistas de todo o mundo serão a porta de entrada para que a cidade amplie seu potencial turístico e impulsione a geração de emprego e o desenvolvimento econômico local”, disse Reis. Para tanto, a cidade promoverá uma “ extensa oferta cultural e gastronômica” aos visitantes.

A estratégia de atrair turistas pelo paladar é confirmada pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), Fernando Júnior. “A culinária mineira é referência, e nossa expectativa é de que isso ganhe ainda mais projeção após a Copa, com a grande quantidade de itens e sabores dos nossos restaurantes. Muitos países se qualificam para o turismo por meio da gastronomia”, disse ele à Agência Brasil.

Entre as sugestões gastronômicas a serem experimentadas pelos turistas, Fernando destaca o pão de queijo e o feijão tropeiro – prato que, segundo a Fifa, estará à disposição dos torcedores no Mineirão. “Tenho certeza de que vamos fazer bonito e receber muito bem nossos visitantes. Nos preparamos muito para isso, principalmente para a comunicação e o atendimento em outras línguas. Estatísticas mostram que o que os turistas mais gostam em Belo Horizonte é, além da gastronomia e dos restaurantes, a hospitalidade do povo mineiro. Vamos abusar de sorrisos no rosto”.

Para o secretário Fraga, todo o planejamento feito para o evento esportivo teve, como foco, a divulgação da cultura mineira. “Esse é o nosso grande mote para a Copa das Confederações. Haverá, inclusive, eventos durante os 15 dias da Copa”, disse. Destacou, entre os eventos previstos, o Arraial de Belô, na Praça da Estação.

Ainda dentro dos eventos culturais estão: BH Music Station, nas estações de metrô; a Festa da Música, em algumas praças da cidade; o Savassi Festival, com apresentações de jazz; a Expocachaça, tradicional feira internacional do produto; além de encontros de danças, torneios esportivos, festas tradicionais de outros países e exposições fotográficas.

Para garantir que os turistas tenham uma estadia segura em Belo Horizonte, forças de inteligência e de segurança estaduais e federais trabalharão de forma conjunta com prefeitura e autoridades de áreas como telecomunicações e fiscalização, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) inaugurado em março. O local conta com salas de operações, de gerenciamento de crises, de inteligência e de assessorias, para compartilhamento de dados, imagens e informações.

Segundo a prefeitura, uma força integrada com mais de 4.500 homens estará envolvida diretamente na questão da segurança pública. Além disso, os telefones 112 e 911, usados internacionalmente para socorro, cairão diretamente na rede 190, da Polícia Militar. Uma delegacia especializada em atender turistas foi montada próxima ao Mineirão, na Orla da Lagoa, esquina com a Avenida Santa Rosa.

Caso os visitantes precisem de atendimentos médicos, foi criado Centro de Atenção à Saúde do Viajante, localizado na Rua Paraíba, nº 890. Lá haverá equipes médicas de plantão durante todos os dias de jogos. Para o caso de acidentes mais graves, uma opção são os atendimentos públicos que estarão em pleno funcionamento com equipes e técnicos bilíngues.

O atendimento médico no chamado Perímetro Fifa (estádio do Mineirão e imediações) é de responsabilidade da Fifa, mas em situações de maior gravidade os pacientes poderão ser direcionados a oito unidades de pronto atendimento e prontos-socorros de hospitais públicos e conveniados à Rede SUS. “Fizemos, ainda, um trabalho para validar os planos de seguro internacionais, a fim de que sejam aceitos em nossa rede hospitalar privada”, acrescentou Fraga.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário