one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Castelão, em Fortaleza, em julho de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Governo afirma que não há verba pública em gastos com eventos esportivos

Criado em 23/06/13 16h13 e atualizado em 23/06/13 16h57
Por Portal EBC

Obras no Castelão - julho de 2012
Castelão, em Fortaleza, quando ainda estava em obras, em julho de 2012. Nota divulgada nesta tarde dá explicações sobre gastos do governo na construção e reforma de arenas (ME/Portal da Copa)

O Governo Federal divulgou no Blog do Planalto, na tarde deste domingo, uma nota oficial em que dá explicações sobre acusações a respeito de gastos com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

No comunicado, assinado pelos Ministérios do Esporte e Planejamento, Orçamento e Gestão, o governo afirma que para a construção e reforma de arenas esportivas não foi destinada verba pública, além de explicar como se deram financiamentos realizados para tais fins.

Por fim, o governo afirma que realizar os eventos esportivos previstos até 2016 ajuda a acelerar os investimentos em infraestrutura e serviços, "melhorando as cidades e a qualidade de vida da população brasileira", diz a nota.

Leia o comunicado na íntegra:

"A matéria veiculada pelo Portal UOL na manhã deste domingo (23), assinada por Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski, distorce informações, faz relações incorretas e induz o leitor a uma interpretação errada dos fatos. Cabe esclarecer o seguinte:

- Não há um centavo do Orçamento da União direcionado à construção ou reforma das arenas para a Copa.

- Há uma linha de empréstimo, via BNDES, com juros e exigência de todas as garantias bancárias, como qualquer outra modalidade de crédito do banco. O teto do valor do empréstimo, para cada arena, é de R$ 400 milhões, estabelecido em 2009, valor que permanece o mesmo até hoje. O BNDES tem taxas de juros específicas para diversas modalidades de obras e projetos. O financiamento das arenas faz parte de uma dessas modalidades.

- Não houve qualquer aporte de recursos do Orçamento da União nos últimos anos para a Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília). Portanto, a matéria do UOL está errada. Não há recurso algum do Orçamento da União para a obra de nenhuma das arena, o que inclui o Estádio Nacional Mané Garrincha.

- Isenções fiscais não podem ser consideradas gastos, porque alavancam geração de empregos e desenvolvimento econômico e social, e são destinadas a diversos setores e projetos. Só as obras com as seis arenas concluídas até agora geraram 24.500 empregos diretos, além de milhares de outros indiretos, principalmente na área da construção civil.

- É importante reforçar que todos os investimentos públicos do Governo Federal para a preparação da Copa 2014 são em obras estruturantes que vão melhorar em muito a vida dos moradores das cidades. São obras de mobilidade urbana, portos, aeroportos, segurança pública, energia, telecomunicações e infraestrutura turística.

- A realização de megaeventos representa para o país uma oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura e serviços, melhorando as cidades e a qualidade de vida da população brasileira. Os investimentos fortalecem a imagem do Brasil, de seus produtos no exterior e incrementa o turismo no país, gerando mais empregos e negócios para o povo brasileiro.

Ministério do Esporte
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão"

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário