one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Representantes do movimento Bom Senso F.C levam suas reivindicações para o presidente da CBF, José Maria Marin

Imagem:

Compartilhar:

Calendário do futebol brasileiro só deve ser alterado em 2015

Criado em 29/10/13 15h44 e atualizado em 29/10/13 16h48
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Uma reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), envolvendo representantes do movimento Bom Senso F.C, dirigentes de clubes, sindicatos de árbitros e atletas e representantes da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão das competições esportivas, sinalizou que o calendário do futebol deve passar por mudanças apenas em 2015 (leia o comunicado oficial).

Criticada pelos atletas pelo número excessivo de datas e o curto período de férias e pré-temporada, a temporada 2014 segue com cronograma inalterado. O argumento é que, no próximo ano, o calendário do futebol brasileiro estará muito prejudicado em função da Copa do Mundo, que será disputada no Brasil. Uma solução possível passa pela federações estaduais, que poderão diminuir o número de datas para a disputa dos torneios regionais por iniciativa própria.

Assista a reportagem do Repórter Brasil:

Entre as medidas que a CBF promete adotar em dois anos estão a garantia de 30 dias de férias e pré-temporada para os atletas e clubes e o estabelecimento de limite máximo anual de jogos para os clubes. Além disso, a entidade máxima do futebol analisa se vai adotar punições para clubes que não honrarem seus compromissos financeiros, mas aguarda uma definição sobre as negociações com o governo sobre o parcelamento da dívida fiscal dos clubes.

Leia também: Países com tradição no futebol têm calendário mais enxuto que o Brasil

O Bom Senso F.C

Segundo seus líderes, o Bom Senso F.C conta com a adesão de mil jogadores profissionais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O movimento, que se apresenta como independente e espontâneo, eclodiu em setembro passado, questionando o calendário oficial de jogos do ano que vem, o exíguo tempo de preparação e o número de jogos em sequência. As propostas centrais dos jogadores são um novo formato para o calendário nacional, garantia de férias e pré-temporada para os atletas profissionais, fair play financeiro e representatividade em conselhos técnicos das entidades que comandam o futebol.

Na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, um abraço simbólico antes do início de todas as partidas mostrou a união dos jogadores pela causa. Segundo o Bom Senso F.C, as "reivindicações vão muito além de qualquer interesse clubístico, político ou sindical: queremos ajudar a melhorar a qualidade do futebol brasileiro". E a mobilização chegou até a cúpula do futebol e do poder: os representantes do Bom Senso F.C já apresentaram suas reivindicações ao presidente da CBF, José Maria Marin, além de terem sido convidados para audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em data que ainda será confirmada.

Confira a nota do movimento sobre a reunião com a CBF

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário