one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O brasileiro Leandro Ribela é o líder do ranking latino-americano do esqui cross country

Imagem:

Compartilhar:

Brasileiros participam de competições do esqui cross country nesta terça

Criado em 10/02/14 15h35 e atualizado em 10/02/14 16h48
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

O Brasil terá dois representantes nas provas de sprint estilo livre do esqui cross country, cujas qualificatórias começam a ser disputadas às 8h (horário de Brasília) entre as mulheres e às 8h25 (horário de Brasília) para os homens. Leandro Ribela e Jaqueline Mourão vão defender o país no Complexo Laura de Esqui e Biatlo de Sochi, na Rússia. Esta é a segunda modalidade das Olimpíadas de Inverno que conta com atletas brasileiros - no domingo, Jaqueline Mourão abriu a participação do Brasil nos Jogos de Inverno, terminando em 77º lugar no biatlo sprint 7,5km.

No esqui cross country, os competidores percorrem, com esquis e impulsionados por bastões, os percursos indicados. Na modalidade sprint, de curta distância, o trecho é de até dois quilômetros, o que torna a prova mais veloz. O esporte é de resistência e também é de maior exigência física que outras variações do esqui. Ribela é o líder do ranking latino-americano da modalidade.

Ao todo, 67 mulheres e 86 homens estarão nas provas qualificatórias de sprint estilo livre - Jaqueline Mourão larga na 63ª colocação e Leandro Ribela será o 82º a começar. A qualificatória consiste em uma volta de cerca de 1,8km, com tomada de tempo de cada competidor, que irão largar com intervalos de 15 segundos. Os donos dos 30 menores tempos avançam para as quartas de final, que será disputada em cinco baterias com seis atletas. 

Os dois competidores mais rápidos de cada bateria estão classificados para as semifinais. Os dois esquiadores com os melhores tempos entre todos os terceiros e quartos colocados também seguem na disputa, em uma espécie de repescagem. A final terá os dois esquiadores com menores tempos de cada semifinal, além dos competidores seguintes mais velozes, chegando ao número de seis finalistas.

O paulista Leandro Ribela participa das Olimpíadas de Inverno pela segunda vez. Em Vancouver, na edição de 2010, o brasileiro foi 90º colocado na prova de 15km estilo livre do esqui cross country. Jaqueline Mourão está em sua terceira participação em Jogos de Inverno: a mineira esteve em Turim, em 2006, e também em Vancouver, em 2010. Ela é a única mulher brasileira a participar tanto dos Jogos de Verão quanto dos Jogos de Inverno e está competindo no esqui cross country e no biatlo.

*com informações do Comitê Olímpico Brasileiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário