one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O lanterna Flamengo enfrenta o rival Botafogo precisando da vitória para deixar a última posição do campeonato

Imagem:

Compartilhar:

Clássico carioca: Flamengo encara o Botafogo tentando deixar a lanterna do campeonato

Criado em 26/07/14 14h30 e atualizado em 26/07/14 14h31
Por Portal EBC* Edição:Nathália Mendes

Lanterna do campeonato com sete pontos. Dono da pior defesa da competição, com 19 gols sofridos em 11 partidas. Dono também do segundo pior ataque, com apenas sete gols marcados. Não é à toa que o Flamengo vive, em 2014, seu pior início de Brasileirão na era dos pontos corridos. O rubro-negro só conseguiu vencer uma vez nesta edição do torneio e já acumula oito jogos sem vitória.

Para tentar reverter essa situação e deixar a zona de rebaixamento, o clube carioca recebe um de seus maiores rivais, o Botafogo, neste domingo (27), às 18h30. O confronto, válido pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, acontece no estádio do Maracanã e será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a partir das 18h.

Clique no player abaixo e acompanhe a transmissão do clássico carioca pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a partir das 18h:

O clássico de domingo marca a reestreia do técnico Vanderlei Luxemburgo no comando do time da Gávea. Ele assume a vaga de Ney Franco, que não resistiu à derrota por 4 a 0 para o Internacional na última rodada. Será a quarta passagem de Luxa pelo Flamengo. Na mais recente, o treinador livrou a equipe do rebaixamento em 2010, conquistou o Carioca de 2011 de forma invicta (seu único título pelo clube) e conseguiu a quarta colocação no Brasileiro do mesmo ano. Em 2012, deixou o cargo após perder uma queda de braço com o então astro e camisa 10 rubro-negro, Ronaldinho Gaúcho.

“O momento é de sair dessa confusão. O São Paulo viveu essa situação. O Flamengo campeão brasileiro [em 2009], virou o turno em 14º. Acho que vai acontecer coisa boa”, disse o novo comandante em sua primeira entrevista coletiva. “Se eu não acreditasse que o clube tem condições, não estaria aqui hoje”, completou.

A situação do Botafogo é melhor que a do seu rival, mas não é exatamente confortável. O alvinegro está na 13ª posição, com 12 pontos e, caso perca, pode se aproximar da zona de rebaixamento. A vitória sobre o Coritiba na última rodada, no entanto, deu mais tranquilidade à equipe. Autor do único gol da partida, o volante Bolatti contou em entrevista coletiva na quarta-feira (23) que o “grupo está contente, feliz e treinando com muita alegria”. Na avaliação do argentino, o jogo contra o Flamengo será difícil, apesar do mau momento vivido pelo rubro-negro. “Vamos enfrentar um grande time e o que eles estão vivendo não vai refletir em campo”, afirmou.

Luxemburgo, que fez treinos fechados durante a semana, ainda não deu pistas sobre o time que vai entrar em campo contra o Botafogo. Em sua estreia, o técnico poderá contar com os recém-contratados Canteros e Eduardo da Silva, cujos nomes foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta semana. Recuperados de lesão, os meias Cáceres e Éverton e os atacantes Paulinho e Hernane também estão à disposição. Ficarão de fora da partida os lesionados Léo e Samir, além de Erazo e André Santos, que buscam um acordo para deixar o clube. Elano, outro atleta que estaria negociando sua saída, treinou normalmente na quinta-feira.

O treinador alvinegro, Vagner Mancini, também tem feito mistério sobre a escalação para o clássico. Nos treinos ao longo da semana, o técnico testou diversas formações. Em uma delas, a dupla de ataque foi formada pelos experientes Carlos Alberto e Emerson. A única certeza é a ausência do lateral esquerdo Junior Cesar, que cumprirá suspensão automática, após ter recebido o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Coritiba. O quase xará Julio Cesar assume a vaga dele.

Torcedores flamenguistas e botafoguenses vão aproveitar o jogo deste domingo para reencontrar um velho conhecido: o Maracanã. Será o primeiro jogo no estádio após a Copa do Mundo, competição da qual foi palco de sete jogos, incluindo a final. Pelo Campeonato Brasileiro, Botafogo já disputou duas partidas no local em 2014 e ainda não perdeu (empatou uma vez e goleou o Criciúma por 6 a 0 na outra oportunidade). Já o Flamengo tem duas derrotas na arena neste ano. O templo do futebol mundial, contudo, foi o cenário da única vitória rubro-negra nesta edição do Brasileirão (4 a 2 sobre o Palmeiras).

Quem apita a partida é o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio. Ele será auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires, também de Goiás. O quarto árbitro será o carioca Philip Georg Bennett.

Flamengo X Botafogo
12ª rodada da Série A
Data: 27 de julho de 2014
Horário: 18h30
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para a rede pública de rádios
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires

Flamengo
Provável escalação
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Botafogo
Provável escalação
Técnico: Vagner Mancini

*colaborou Fernando Jordão

Edição: Nathália Mendes

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário