one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Na Copa 70, havia uma seleção no rádio brasileiro

Criado em 12/08/15 15h18 e atualizado em 12/08/15 15h34
Por MEC AM- Rio de Janeiro Fonte:EBC Rádios

Em áudio raro, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes recorda os preparativos no intervalo entre a execução dos hinos nacionais e o início do jogo Brasil 4 x 1 Itália, decisão da Copa do Mundo do México, em 21 de junho de 1970, com comentários de Luiz Mendes e apresentação de Jorge Curi.

Confira no áudio do programa:

Na Copa 70, havia uma seleção no rádio brasileiro

Dividir as emissoras em pools (grupos de três ou quatro rádios cabeças de rede) foi a solução encontrada pelo governo brasileiro para o número limitado de frequências disponíveis no México, se comparado ao número de emissoras que desejavam narrar os jogos diretamente dos estádios.
 
A rede Comando Radiofônico da Copa (CRC) era encabeçada pelas rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional de Brasília, Globo Rio de Janeiro e Gaúcha de Porto Alegre. Delas, partia o som para a maior cadeia em número de emissoras em português naquele Mundial. Rádios públicas dos países de língua portuguesa na África também transmitiam o som do Comando Radiofônico da Copa. Outras redes semelhantes foram montadas em São Paulo, em outras regiões do Brasil um pool formado pelas rádios dos Diários Associados.
 
No CRC, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, se destacaram o narrador Jorge Curi (que, somente em 1972, se transferiu para a Rádio Globo), narrador Paulo César Tenius, comentarista Zoulo Rabello e o narrador e repórter internacional Vitorino Vieira. Representando a Rádio Globo, o narrador Waldir Amaral, o comentarista Luiz Mendes, o analista de arbitragem Mário Vianna e o repórter Denis Menezes. Pela Nacional de Brasília, Aloísio Parente. Pela Rádio Gaúcha, o narrador Willy Gonzer e outros profissionais. João Saldanha fazia o comentário da TV Globo, mas também entrava no ar no CRC.
 
Quase todos os citados acima se consolidaram como líderes absolutos de audiência nas transmissões de futebol nas emissoras em que trabalhavam (ou seguiram trabalhando) após a Copa do Mundo. Um exemplo: após passagens pelas rádios Continental do Rio de Janeiro (1971), Jovem Pan de São Paulo (1972) e Nacional do Rio de Janeiro (1976 a 1978), Willy Gonser foi contratado pela Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, em 1979. Na emissora mineira, foi líder de audiência no futebol por três décadas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário