one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Compartilhar:

Final da canoagem tem bateria anulada e dobradinha do Panamá

Criado em 01/11/15 02h25 e atualizado em 01/11/15 13h54
Por Nathália Mendes - Enviada Especial do Portal EBC Fonte:Portal EBC

Suspensa na sexta-feira (30) por conta da chuva forte na hora da prova, a final da canoagem ficou para o último dia de competições dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). A decisão acabou acontecendo às 10h30 (horário de Palmas), no ribeirão Taquaruçu-Grande, com seis finalistas: a Colômbia, os Rikibatsas, os Kamayurás, os Matis e duas duplas Panamenhas. Nos Jogos Mundiais, a canoagem é um esporte exclusivamente masculino, disputada por dois atletas, que remam barcos padronizados fornecidos pela organização.

 

Confira fotos incríveis dos Jogos Mundiais Indígenas de 2015

 

Antes que a lista de participantes da bateria final fosse fechada, os canoeiros concluíram as últimas etapas classificatórias, que deveriam ter acontecido no dia anterior. A Colômbia passou sem sustos pelos Karajás, que acabaram prejudicados pela quebra de um dos remos. Os Rikibatsas eliminaram os finlandenses com larga vantagem, e os Matis, vindos do Vale do Javari, foram mais rápidos que os Terenas. A primeira dupla do Panamá superou a Nicarágua, que naufragou durante o trajeto, delimitado por quatro boias.

 

Atletas indígenas que disputarão as provas de canoagem fazem treinamento e adaptação com embarcações oficiais
Creative Commons - CC BY 3.0 - Atletas indígenas que disputarão as provas de canoagem fazem treinamento e adaptação com embarcações oficiais

Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A segunda dupla, formada pelos wauran Norvin e Marcon, avançou depois de muita discussão com os organizadores. Na disputa com os Kamayurás, as canoas se emparelharam e acabaram se chocando na altura da terceira boia. Os Panamenhos alegaram terem sido empurrados pelos competidores brasileiros, o que os deixou em desvantagem. Por conta da reclamação da equipe técnica do Panamá, a mesa decidiu que os quatro atletas avançariam à final.

 

Depois do sorteio das canoas e da corrida até o ribeirão, a dupla Clímaco e Atilano, do povo emberá, assumiu a liderança para não mais largar. E o Panamá conseguiu emplacar os dois primeiros colocados, com Norvin e Marcon chegando em seguida, para delírio da delegação do país, que fez questão de entrar em peso na água para celebrar. Os Kamayurás Jawet e Ymaê ficaram com o terceiro lugar, seguidos por Joel e Rogério Rikibatsa, Tumi e Ivan, dos Matis, e os colombianos Yeferson e Luis.

 

“A prova foi muito acirrada. Nós demos tudo aquilo que era possível e lutamos até o final”, analisou Clímaco. Ele explicou que o povo emberá é conhecido por sua força e resistência, que pesaram a favor dos campeões na hora de remar. “A canoa da prova é muito diferente da que usamos, que é mais estável. Lá, nós remamos principalmente para pescar e tomar banho de rio”, conta o campeão.

 

Para Norvin, os treinos promovidos pela direção de prova foram fundamentais para que os panamenhos estudassem a melhor técnica para a competição. “Percebemos que, se sentássemos na parte de baixo da canoa, conseguiríamos nos equilibrar mais. E também remamos intensamente. Tanto é que mal sinto meus braços. Estou bem cansado”, brincou.

 

Na rotina dos Matis, a canoa é utilizada para a pesca e também como meio de transporte, levando-os de uma aldeia para outra. Competir a bordo dela foi uma experiência nova para a dupla, que saiu satisfeita com o resultado: “Nós chegamos na final e agora queremos treinar mais, para voltarmos ainda melhores”.

Prova de Canoagem
Copyright - Prova de Canoagem

Roberto Castro / ME

Resultado final da canoagem

(por países e etnias)

1º – Panamá – povo Emberá

2º – Panamá – povo Wauran

3º – Brasil – povo Kamayurá

4º – Brasil – povo Rikibatsa

5º – Brasil – povo Matis

6º – Colômbia – povo Kokama

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário