one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Santos F.C. / Divulgação

Compartilhar:

Lenda do futebol e parceiro de Pelé, Coutinho morre aos 75 anos

Criado em 11/03/19 21h42 e atualizado em 25/03/19 16h12

Morreu nesta segunda-feira, aos 75 anos de idade, Antônio Wilson Vieira Honório, conhecido no mundo do futebol como Coutinho. Ele fez parte de um dos maiores ataques do futebol mundial jogando pelo Santos. O ataque era formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Coutinho fez com Pelé uma das mais famosas duplas de ataque com geniais tabelinhas que levaram o Santos à conquista de dois títulos mundiais interclubes em 1962 e 1963.

De acordo com a assessoria do Santos, Coutinho faleceu em casa, vítima de um infarto agudo no miocárdio em decorrência de diabetes e hipertensão. O velório começou à 1h desta terça-feira (12) e acontece no salão de Mármore da Vila Belmiro. Já o sepultamento será às 18h, no cemitério Memorial.

Sobre o falecimento do parceiro, o craque Pelé declarou, pelo Twitter: "É uma grande perda. A tabelinha Pelé-Coutinho fez o Brasil ficar mais conhecido no mundo todo. Tenho certeza que um dia faremos tabelinha no céu. Minhas condolências à familia".

Confira vídeo divulgado pelo Santos

Coutinho foi também campeão da Libertadores nos mesmos anos. Esteve na Copa do Mundo de 1962 no Chile, mas não jogou. Na época, não podia ter substituição durante o jogo e Coutinho ficou sempre como reserva de Vavá. No Santos, Coutinho é o terceiro maior artilheiro marcando 368 gols em 457 partidas. 

coutinho_e_pele.jpg
Coutinho e Pelé formaram uma das maiores duplas do futebol. Foto: Santos F.C. / Divulgação

 

O ídolo nasceu no dia 11 de junho de 1943, na cidade paulista de Piracicaba. Com a camisa do Alvinegro Praiano, Coutinho conquistou seis títulos paulistas, cinco brasileiros, além das duas Libertadores e Mundiais de Clubes. Dos arquivos da Rádio Nacional vem as narrações de dois gols marcados por Coutinho com a camisa do Santos, ambos pelas semifinais da Taça Brasil de 1964. Ouça o gol que abriu o placar da vitória santista por 3 x 2, no jogo de ida contra o Palmeiras, assinado por Coutinho e narrado por Jorge Cury:

Ouça também um dos gols marcados por Coutinho na vitória do Santos em cima do Palmeiras por 2 x 0, no jogo de volta da semifinal da Taça Brasil de 1964. A narração é de Sérgio Paiva:

Tags:  futebol, Coutinho
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário