one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Julio Cesar comemora a classificação do Brasil para as quartas de final depois de defender dois pênaltis contra o Chile no Mineirão

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe ao vivo Brasil X Chile, direto do Mineirão

Criado em 27/06/14 09h53 e atualizado em 02/01/15 15h33
Por Luiz Claudio Ferreira Fonte:Portal EBC*

Torcida brasileira
Torcida brasileira durante a Copa do Mundo (CBF)

ATUALIZAÇÃO:Brasil vence chile nos pênaltis em jogo dramático

 

Brasil e Chile se enfrentam, neste sábado (28) às 13h, em uma partida de oitavas de final que promete ser eletrizante. É mais uma página da história de confrontos entre as duas seleções sul-americanas em Copas do Mundo. Dessa vez, o duelo eliminatório será no Mineirão, em Belo Horizonte. As duas seleções têm motivos para confiar e também para colocar um pé atrás em relação ao jogo decisivo.

Pelo lado do Brasil, a equipe joga em casa, está invicta, foi o primeira do grupo A e tem retrospecto bastante favorável contra o adversário que é um "freguês" histórico. No entanto, nos três primeiros jogos, não voltou a entusiasmar a torcida, como na Copa das Confederações, em 2013. Pelo lado do Chile, as declarações dos jogadores têm sido de confiança e otimismo pela boa campanha na fase de grupos, quando a equipe ganhou da Austrália e eliminou a Espanha. Foi derrotada apenas pela Holanda em um jogo equilibrado. Enquanto o ataque é elogiado, analistas apontam que a defesa é baixa em estatura e tem dificuldades em jogadas aéreas.  

A partida entre Brasil e Chile terá transmissão a partir das 12h pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras) e pelo Portal EBC.

 

Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu  dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Confira imagens do jogo

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC

Confira a tabela de jogos e classificação

Duante a semana, as duas equipes declararam respeito ao adversário e fizeram de tudo para despistar sobre as escalações para o jogo. Outro ponto que chama a atenção é que, mesmo o Brasil jogando em casa, os chilenos têm comparecido, apoiado e até arrumado confusão na porta de estádio.

Treino da seleção brasileira
Felipão dá instruções para os jogadores durante o treino da seleção brasileira na granja Comary, Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (26) (Rafael Ribeiro / CBF)

Embora os dois técnicos escondam a escalação até momentos antes do jogo, de acordo com as informações trazidas dos treinamentos, as equipes que se enfrentam neste sábado podem ter mudanças. No Brasil, por exemplo, é dada como certa a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho, no meio de campo. Pelo lado do Chile, a principal dúvida é a presença de Arturo Vidal no meio de campo. As equipes ter as seguintes escalações:

Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves (Maicon), Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho; Oscar, Hulk (Ramires) e Neymar; Fred. Técnico: Felipão

Chile: Claudio Bravo; Gary Medel, Francisco Silva, Gonzalo Jara; Mauricio Isla, Marcelo Díaz, Eugenio Mena, Charles Aránguiz, Arturo Vidal; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli

ap20140623-selecao-chile
Chilenos na foto oficial antes da partida contra a Holanda (Kirsty Wigglesworth/AP ©)

Brasil e Camarões3
Neymar comemora gol feito na partida contra Camarões (Portal da Copa)

Neymar, o camisa 10 do Brasil e um dos artilheiros da Copa do Mundo, com quatro gols, tem sido o principal destaque da equipe. As atuações deles nos três primeiros jogos foram destaques na imprensa internacional, tanto que Felipão e o elenco têm respondido constantemente a questões sobre a dependência que a equipe teria em relação ao craque. O problema é que, na primeira partida, Neymar recebeu um cartão amarelo e se for advertido novamente contra o Chile, não jogaria nas quartas de final contra Colômbia ou Uruguai.

No Chile, a atenção principal, é um colega de Neymar, no Barcelona, o atacante Alexis Sánchez, que foi destaque na vitória contra a Espanha, por 2 a 0, e que decretou a eliminação da campeã do mundo de 2010 de forma antecipada. Além dele, Eduardo Vargas é outro atacante que pode dar dor de cabeça à zaga do Brasil.

  

Desde que ficou definido o adversário do Brasil nas oitavas de final, o retrospecto histórico foi trazido à tona. Em três confrontos eliminatórios em copas do mundo, a seleção venceu todas: uma semi-final em 1962 e dois jogos de oitavas (em 1998 e 2010). Além dessas partidas, há uma larga vantagem para o Brasil levando-se em consideração todos os encontros. Em 68 partidas, a seleção venceu 48. Os chilenos só ganharam sete vezes. Seria um freguês histórico. No entanto, o jogo deste 28 de junho é mais uma página a ser escrita entre essas duas equipes sul-americanas.   

Foi escalado para o jogo decisivo um trio inglês. O juiz da partida, Howard Webb,  é bastante experiente e tem no currículo a final da Copa do Mundo de 2010, entre Espanha e Holanda, e a final do campeonato europeu de seleções, a Euro, de 2008, entre Áustria e Suíça.  Ele será auxiliado por Michael Mullarkey e Darren Cann.

O Mineirão é o palco do primeiro jogo de oitavas de final da Copa do Mundo e pode estar no caminho do Brasil ou do Chile caso uma dessas seleções chegue à semi-final no dia 8 de julho.  O estádio já foi sede neste mundial de quatro partidas, da vitória da Colômbia sobre a Grécia, da virada da Bélgica sobre a surpreendente Argélia, do apertado 1 a 0 da Argentina diante do Irã, e do empate da eliminada Inglaterra contra a sensação da Copa até o momento, a Costa RicaSaiba mais sobre o Mineirão.

 

Mineirão
O Mineirão recebe o quinto jogo da Copa do Mundo (Portal da Copa/ Divulgação)

Ficha do jogo

Brasil x Chile

Data: 27 de junho de 2014
Horário: 13h
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Howard Webb  (Inglaterra)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (Inglaterra)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios

* Com informações da Fifa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário