one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogador da croácia Darijo Srna

Imagem:

Compartilhar:

Meio de campo da Croácia é melhor que o do Brasil, afirma comentarista croata

Criado em 11/06/14 13h08 e atualizado em 02/01/15 16h43
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Croácia AP2014-junho-11-seleção-croacia
Seleção da Croácia enfrenta o Braisl no jogo de abertura da Copa do Mundo (Foto: Antonio Calanni/AP)

Modric, Rajidic e Kovacic: para o comentarista Marko Sapit, da TV croata HRT, o meio de campo croata é melhor do que o escalado por Felipão, formado por Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar. Sapit, que está no Rio de Janeiro para cobrir a Copa do Mundo, conversou com a reportagem do Portal EBC no IBC (International Broadcasting Center), no Riocentro, e aposta no setor como fator de desequilíbrio para o lado do time europeu. Para Sapit, o Brasil tem grandes defensores e atacantes, mas ainda erra justamente onde seus compatriotas são mais fortes: “temos que pensar em como usar isso contra o Brasil”.

Acompanhe a cobertura da Copa 2014 no Portal EBC

Para ouvir as análises do croata Marko Sapit, clique nos players abaixo. As entrevistas estão em inglês.

Abrindo a Copa do Mundo
É algo grandioso para um país pequeno como a Croácia fazer parte de um jogo deste tamanho. Jogar um campeonato mundial no Brasil, contra o Brasil, e estar no jogo de abertura. Não poderia ser melhor e nossos jogadores estão dizendo que será um jogo empolgante. Todos estão ansiosos – não só a seleção, mas o país inteiro está neste espírito.

Na Croácia, todos estão animados em fazer o jogo de abertura com os donos da casa. No sorteio, ninguém ficou lamentando e se perguntando, "por que o Brasil?", ou até mesmo pensando que vamos perder. Estamos convictos que temos um bom time e que será um grande jogo. Tirando a final, este é o jogo que terá a atenção de todos que estão envolvidos com a Copa do Mundo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


O segredo do time
A Croácia tem um bom time. Como disse, é um time jovem, com jogadores muito interessantes. Acho que o nosso meio de campo é até melhor que o do Brasil. Temos o Modric, que joga pelo Real Madrid, o Rajidic, que está sendo apontado como reforço do Barcelona e, Kovacic, que se tiver espaço, e ele pode ter algum, ameaça o oponente. O meio de campo é o nosso ponto forte, e temos que pensar em como usá-lo contra o Brasil, que conta com grandes atacantes e defensores, mas que comete alguns erros no meio.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Sem gol prematuro
A Croácia foi muito afetada por lesões. Seis jogadores foram cortados da Copa do Mundo porque se machucaram. Além disso, a nossa defesa preocupa, principalmente pelo lado esquerdo. E é neste setor que Hulk e Daniel Alves atacam, e isso é um problema para a Croácia. Outra situação que nos ameaça são as faltas e os escanteios, principalmente porque o Brasil tem excelentes jogadores para bolas altas, como David Luiz e Thiago Silva. De vez em quando nosso goleiro erra na saída do gol, por isso o alerta. E, claro, se tomarmos um gol muito cedo, será um grande problema para nós. Se o Brasil sai na frente no começo do jogo, você passa a ter o estádio inteiro todo contra você, e isso será péssimo para a Croácia. Se conseguirmos segurar o zero a zero no placar até os 30 minutos do primeiro tempo, acredito que nossas chances aumentam consideravelmente.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Chance de “zebra”?
Não diria que a Croácia está pronta para vencer o Brasil por causa dos últimos resultados do Brasil. Mas de repente algo pode pará-los. Quem sabe não pode ser neste jogo? Eu faço uma comparação do jogo desta quinta com o que fizemos com o Brasil em 2006, na Copa da Alemanha (na ocasião, Brasil e Croácia também se enfrentaram na rodada de estreia e a Seleção venceu por 1 x 0, com gol marcado por Kaká). Naquele jogo, acredito que a Croácia não conseguiu jogar e ficou esperando alguma brecha para poder mostrar algo. Nosso time de agora é diferente, mais jovem e ousado. Acredito que eles vão entrar em campo para tentar fazer o melhor e incomodar o Brasil. De repente um empate pode ser bom para os dois lados.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


A ausência de Mandzukic
É uma grande pena para nós que Mandzukic não possa jogar (o atacante foi expulso no último jogo da repescagem da eliminatória europeia e terá que cumprir suspensão no jogo contra o Brasil), mas Olic tem características parecidas com as dele. É um atacante de muita movimentação e que ajuda bastante na marcação. Talvez ele possa dar algum trabalho à defesa brasileira.

Olic é um bom substituto. Também temos promessas como Perisic e Ante Rebic, que fez uma boa temporada pela Fiorentina e é um grande talento, mas Mandzukic está no top 5 dos melhores atacantes da Europa. O (Pep) Guardiola (técnico do Bayern de Munique, time de Mandzukic) pode não gostar dele, ou Mandzukic não rende bem no sistema implantado pelo Guardiola, mas se você se lembrar de sua performance no ano passado, quando Jupp Heynckes (ex-técnico do Bayern de Munique, aposentou-se na temporada retrasada) estava no comando, ele era espetacular. Mas com certeza vamos sentir a falta dele na estreia.

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário