one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogador colombiano James Rodriguez comemora o segundo gol marcado contra o Uruguai no Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Conheça o colombiano James Rodríguez, artilheiro que deve dar trabalho ao Brasil nesta sexta

Criado em 03/07/14 11h20 e atualizado em 02/01/15 15h17
Por Portal EBC*

Com gol de James Rodríguez, Colômbia perde do Brasil e se despede da Copa

O cronômetro marcava 27 minutos do primeiro tempo no jogo entre Colômbia e Uruguai pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Após a cabeçada do meia colombiano Abel Aguilar, a bola procurava um lugar para pousar. Achou o peito do camisa 10 cafetero, James Rodríguez. A 21 metros de distância da trave defendida pelo uruguaio Muslera e cercado por cinco adversários, James girou e acertou um chute preciso. Ali, naquele instante, o jovem de 22 anos escrevia, com o pé esquerdo, seu nome na história do futebol colombiano. O talentoso artilheiro da Colômbia deve ser uma pedra no caminho do Brasil na partidas pelas quartas-de-final nesta sexta-feira (4), em Fortaleza.

O gol marcado por ele na partida contra o Uruguai abriu caminho para a vitória por 2 a 0, que garantiu a inédita vaga nas quartas de final para a Colômbia. James ainda balançaria as redes mais uma vez antes de ser substituído. Ao sair de campo, foi ovacionado pela torcida do Maracanã. O grande templo do futebol mundial – que já viu lances geniais de outros camisas 10, como Pelé e Zico – se rendia ao talento do jovem colombiano.

Talento precoce

A grande atuação contra o Uruguai não foi uma exceção para James nesta Copa. O meia foi eleito o melhor homem do jogo em três das quatro vitórias colombianas, além de ser o artilheiro da competição, com cinco gols, um a mais que os craques Lionel Messi, Neymar e Thomas Müller. Ele também já igualou o número de gols dos artilheiros da Copa de 2010: Fórlan, Sneijder, Villa e, novamente, Müller.

O período anterior à Copa, no entanto, foi complicado para James e para a Colômbia. Classificada em segundo lugar nas eliminatórias, a seleção tinha esperanças de pelo menos repetir o desempenho de 1990, quando chegou, pela única vez, às oitavas de final. Mas, dez dias antes do início da competição, veio a notícia: o craque Radamel Falcao Garcia, machucado desde janeiro, não conseguiu se recuperar a tempo e foi cortado do time.

A responsabilidade de carregar a equipe em campo recaiu sobre James, jovem promessa colombiana que disputa sua primeira Copa. Ele, contudo, já estava acostumado a ser precoce. Tornou-se profissional com apenas 14 anos de idade. Aos 17, deixou seu país natal para jogar no Banfield da Argentina. Casou-se aos 19, casou-se com Daniela Ospina, irmã do goleiro e companheiro de seleção David Ospina. Foi pai aos 21, mesma idade com que se transferiu para o Monaco, seu atual time. Hoje, aos 22, conquistou o mundo como o maior jogador da primeira fase da Copa e já é considerado por muitos como o sucessor de Carlos Valderrama (maior ídolo do futebol colombiano).

O próximo compromisso de James é nesta sexta-feira (4), contra o Brasil, em Fortaleza, pelas quartas de final. Eliminar a seleção anfitriã e garantir uma vaga na semifinal da Copa consagraria de vez essa geração que já entrou na história do futebol colombiano. Aos brasileiros, resta torcer para que a Colômbia acorde do sonho que está vivendo e que James deixe para brilhar na Copa da Rússia, em 2018.

*colaborou Fernando Jordão 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário