one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

O que já se sabe sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016?

Criado em 08/07/16 11h05 e atualizado em 25/07/16 17h14
Por Portal EBC* Edição:Leyberson Pedrosa e Amanda Cieglinski

Sete anos depois de o Rio de Janeiro ter sido escolhido cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, aproxima-se um dos momentos mais aguardados de todas as edições: a cerimônia de abertura. Em meio a crises políticas e problemas financeiros enfrentados pelo governo do estado do Rio de Janeiro, cresce a curiosidade sobre como será a festa no Maracanã, marcada para o dia 5 de agosto. A abertura contará a história do povo brasileiro e terá mais de 6 mil artistas voluntários. Os principais detalhes ficam em segredo para manter a surpresa para o público de mais de 70 mil pessoas que deve assistir à cerimônia. Mas alguns detalhes já dão uma ideia de como deve ser a festa, confira:

 

Evento terá 3 horas de duração

Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Creative Commons - CC BY 3.0 - Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, será o palco da abertura das Olimpíadas

 

A festa no Maracanã deve durar quase quatro horas. O evento está marcado para começar às 19h15 com um pré-show, mas a cerimônia começa oficialmente às 20h, com previsão de término  às 23h da sexta-feira, dia 5 de agosto.

 

Deborah Colker assina a coreografia

Coreógrafa Débora Colker assina a coreografia da cerimônia de abertura
Copyright - Coreógrafa Deborah Colker assina a coreografia da cerimônia de abertura

Rio 2016/Lucas Freitas

 A coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas e premiadas da dança nacional, é quem assina a coreografia do espetáculo. Ex-jogadora de vôlei, a bailarina inicou-se na dança moderna nos anos 80 e hoje é intitulada "diretora de movimento".  Além de trabalhos no teatro e na TV, Débora já participou de desfiles de Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro. No vídeo abaixo, divulgado pela organização do evento, ela conta como estão os ensaios para a festa. 

Show de aquecimento

O rapper Projota e o cantor Thiaguinho cantam a música tema das Olimpíadas do Rio
Creative Commons - CC BY 3.0 - O rapper Projota e o cantor Thiaguinho cantam a música tema das Olimpíadas do Rio

Rio 2016/Paulo Mumia

Os portões do Maracanã serão abertos às 16h30 para entrada do público. A cerimônia em si começa às 20h, mas antes está marcado um show de aquecimento com atrações ainda não divulgadas. A organização já tornou conhecida a música tema do Rio 2016, cantada por Thiaguinho e Projota. Ela se chama "Alma e Coração".  

Direção artística

a cerimônia será dirigida por Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. Meirelles é diretor dos filmes Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira, entre outras obras premiadas. O diretor Andrucha Waddington tem no currículo os longas-metragens Eu Tu Eles, Outros (Doces) Bárbaros e Casa de Areia. Daniela Thomas dirigiu com Walter Salles o filme Terra Estrangeira e já assinou uma série de grandes produções bem-sucedidas. Rosa é cenógrafa que se destacou como carnavalesca de enredos campeões do Carnaval carioca, como os cinco títulos que a Imperatriz Leopoldinense conquistou na Marques de Sapucaí, entre 1992 e 2009. Segundo Meirelles, a cerimônia será 

Confira o video com os diretores:

 

Tema da abertura

A abertura contará a história do povo brasileiro, com destaque para como a população foi formada a partir da migração e da mistura de vários povos. Os diretores Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães ouviram especialistas como o antropólogo Hermano Vianna. A promessa é que o roteiro seja uma "síntese da cultura popular brasileira".

 

 

Figurinos #TimeBrasil

 

Um dos pontos altos da cerimônia de abertura é o desfile das delegações de mais de 200 países participantes. O Brasil terá destaque por ser cidade-sede. O uniforme de gala do Time Brasil já foi divulgado: foram criados pela estilista Lenny Niemeyer e "ressaltarão a elegância tropical" com blazer azul marinho de sarja de algodão nacional, camisa social branca de tricoline e calça de sarja na cor areia , para os homens. As mulheres vestirão saia, blusa e echarpe com estampas em tons verde, amarelo e azul e chapéu de palha. Os sapatos serão também na cor areia em camurça.

Ingressos

Ingressos e confrontos Jogos Olímpicos 2016
Creative Commons - CC BY 3.0 - Ingressos e confrontos Jogos Olímpicos 2016

Rio 2016/Divulgação

Ainda há ingressos disponíveis para assistir a cerimônia de abertura. Os interessados deverão desembolsar entre R$ 200 e R$ 4.600, a depender do local escolhido.  Para tentar a sorte, é preciso acessar o site do Rio 2016 e escolher cerimônia de abertura.

Dilma não irá; Temer representa o país como interino 

Michel Temer e Dilma Rousseff - Temer e Dilma Dilma e Temer
Creative Commons - CC BY 3.0 - Michel Temer e Dilma Rousseff - Temer e Dilma Dilma e Temer

Lula Marques/ Agência PT

Atualmente, temos dois presidentes da República no Brasil, uma afastada e outro interino. Em todas as cerimônias de abertura é de praxe que o presidente do país-sede participe da cerimônia como convidado. Dia desta situação, o comitê organizador convidou a presidenta afastada Dilma Rousseff, assim como os cinco ex-presidentes vivos, que ficarão lado a lado. Contudo, a presidenta disse que não irá à cerimônia em entrevista para a Rádio França. 

Michel Temer será colocado um piso acima, no terceiro andar da tribuna de honra do Maracanã, ao lado de outros chefes de Estado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário