Currículos dos Membros do Consad

Publicado em 22/03/2019 - 17:16 e atualizado em 31/05/2021 - 18:02

Glen Lopes Valente
Glen Lopes Valente é bacharel em administração com Pós-graduação em administração contábil e financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O profissional foi Diretor-Executivo Comercial e de Marketing do SBT e exerceu cargos de diretor e executivo no setor financeiro em empresas como American Express e Banco Bozano Simonsen. No HSBC - Brasil foi Diretor de Marketing e comandou a área na América Latina no México. Sua mais recente experiência foi como Secretário de Publicidade e Promoção da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Em 2007, foi vencedor do Prêmio Caboré na categoria profissional de marketing e no comando do Marketing do HSBC conquistou 4 leões em Cannes.

Carlo Iberê Gervásio de Freitas
Carlo Iberê Gervásio de Freitas, 60 anos, brasileiro - Jornalista com larga experiência em reportagens, chefias de redação e diretorias de empresas de comunicação, assessorias de imprensa de instituições civis e privadas, como também nos Poderes Executivo e Legislativo. Trabalha no Senado Federal, desde 2012, na assessoria de imprensa e como secretário especial de imprensa da Presidência do Senado. Foi Diretor Geral em Brasília, acumulando com a função de editor de política do Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil. Também trabalhou como editor e apresentador do comentário “Saldo Positivo”, programa apoiado pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, no Canal Futura – Globosat. Esteve à frente da Gerência de Jornalismo da CNI, a partir de janeiro de 2017, responsável pelo conteúdo jornalístico da Instituição, do Sesi, Senai e IEL. Foi coordenador de Comunicação Social dos Ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente, Fazenda, além de Coordenador e editor das publicações jornalísticas e institucionais do Ministério do Desenvolvimento Social. Foi Diretor regional da empresa Máquina da Notícia para Assessoria de Imprensa aos Ministérios da Justiça, Cidades e da Saúde – 2004. Na Gazeta Mercantil trabalhou como Diretor Regional dos escritórios de Belém, Recife, Brasília e Rio de Janeiro no período de 1998 a 2002, sendo responsável pelas áreas de redação, impressão, distribuição, comercial e de eventos e também Diretor de Assuntos Corporativos em 2001. Criador e editor da coluna Correio Econômico no Correio Braziliense em 1994. Em sua trajetória profissional passou pela Cia. Jornalística Caldas Júnior/RS, jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, TV Globo/RJ, TV Globo Brasília, TV Nacional-Radiobrás, Revista Exame da Editora Abril, Correio Braziliense, Caixa Econômica Federal. É fluente em espanhol e participou de cursos e treinamentos ministrados pela Fundação Dom Cabral, Fundação Getúlio Vargas – SP. Também realizou o curso Estratégia e Desafios para Novos Negócios – INSEAD / IEL – em Cingapura e Shangai. É Conselheiro do Conselho de Administração da Empresa Brasil de Comunicação – EBC desde 18 de setembro de 2018.

Elisabel Ferriche
Elisabel Ferriche, 61 anos, brasileira - Jornalista e Radialista formada pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – Uniceub. Durante 12 anos, foi repórter da Radiobrás e apresentadora do Programa “Revista Nacional” na Rádio Nacional de Boa Vista/RR. Foi editora do Jornal da Manhã, da TV Brasil, além de editora do Jornal SBT Brasil. Nos últimos seis anos, apresentou o Programa “Com a Palavra” e “Painel Eletrônico”, e o Jornal “Câmara é Notícia”, da Rádio Câmara, com transmissão das sessões da Câmara dos Deputados e das Comissões Parlamentares. Na Rádio Justiça foi editora e apresentadora do Programa “Gestão Legal” do Conselho Nacional de Justiça e repórter da Agência CNJ de Notícias. Foi âncora do jornal local da CBN e repórter nacional. Atuou, ainda, na apresentação de programa na Rádio OK FM e na Rádio Tropical de Roraima. Trabalhou no Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal Coletivo, A Crítica de Roraima e Folha de Boa Vista. Em Portugal, foi redatora da Revista Porter e, em Brasília, atuou como jornalista responsável pela Revista Médico. Durante a Copa do Mundo de 2014, em Brasília, trabalhou na Coordenadoria de Comunicação para a Copa do Governo do Distrito Federal, sendo responsável pelo atendimento à imprensa e como editora e apresentadora do Programa “Momento da Copa”, veiculado diariamente em 190 emissoras de rádio do País. Foi finalista do VII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça - CONBRASCOM 2009 e membro do júri na XIII edição do Prêmio AMB de Jornalismo.

Maria Estella Dantas Antonichelli
Maria Estella Dantas Antonichelli, 50 anos, brasileira - Jornalista formada pela UFRN, em 1994, trabalhou como editora de texto em TV e Portal do Grupo Cabugi de Comunicações, afiliado à Rede Globo no RN. Em 2003, migrou para Assessoria de Comunicação, passando pelo Governo do Estado e Secretaria Estadual de Educação e Saúde no RN, até a Câmara dos Deputados, em Brasília, em 2009. Ocupou a Chefia de Gabinete e a Assessoria Parlamentar. Atuou como Assessora Especial nos Correios e na CBTU, além de assumir a Secretaria de Estado de Relações Instituições do Governo do RN. Em junho de 2020, passou a chefiar o gabinete do ministro das Comunicações, órgão recriado pelo Governo Federal. Desafios enfrentados com responsabilidade, muita dedicação e um grande compromisso com as instituições.

Paulo Cesar Abrantes 
Paulo Cesar Abrantes, 52 anos, brasileiro - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Santa Cecília; pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Católica de Santos; MBA Executivo em Administração de Empresas pelo Insper; especialização em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP); Continuing Education pela University of Colorado/EUA e mestrado profissional em Auditoria Ambiental pela Universidade Santa Cecília. Atuou como Executivo sênior com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Comunicação, Marketing e Negócios, com passagens por grandes empresas nacionais e multinacionais como Unimed, Volkswagen, Amil, Porto Seguro e Hospital do Coração. Professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação/MBA, lecionando disciplinas voltadas ao ambiente de negócios como: Planejamento Estratégico, Comunicação Empresarial, Marketing, Negociação Internacional, Governança Corporativa, Gestão de Mudanças, Sustentabilidade, Empreendedorismo entre outras. Em agosto de 2020, passou a compor a equipe ministerial do Ministro da Educação.

Hélio Ferraz de Oliveira Hélio
Ferraz de Oliveira, 38 anos, brasileiro, Advogado, pós graduado em Direito Civil, com larga experiência. Produtor Executivo de programas televisivos e de conteúdo audiovisual. Atuou na criação de produtos com o envolvimento de diferentes partes interessadas. Autor do Livro – Adoção, aspectos jurídicos práticos e efetivos e de artigos publicados em jornais e revistas. Ao longo da sua carreira participou de congressos, seminários e simpósios. É voluntário em grupo de apoio à adoção e membro do Comitê de Assessoramento junto à Ordem de Advogados do Brasil. Atualmente é Diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais da Secretaria Especial da Cultura vinculada ao Ministério do Turismo.

Jorge Luiz de Lima
Jorge Luiz de Lima, 61 anos, brasileiro - Engenheiro Mecânico, formado pela PUC MG/84, trabalhou na Superintendência de Desenvolvimento da Capital - Sudecap e Vale. Foi Diretor Executivo da Cushman Wakefield. Desde 1995 é CEO de diversas empresas em diferentes segmentos, entre elas: Semco Johnson Controls, SMV (Facilites), Semco Serviços Integrados (holding com negócios nos segmentos de RH, BPO, Tecnologia, Serviços Financeiros e alavancagem de negócios), ISS Service Systems, AGV Logística, BRF Latam, JSL Logística e Semco Partners (holding com negócios nos segmentos de Educação, Hotel, Real Estate, Consultoria, Construção, Energia, e Serviços Financeiros). Foi membro de diversos conselhos de grandes empresas. Atualmente é o Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação.

Compartilhar: