EBC alcança nível 2 em Maturidade Correcional

Publicado em 21/10/2022 - 10:21 e atualizado em 22/11/2022 - 13:44

O reconhecimento se deu após avaliação da Controladoria-Geral da União

113.png

 

O CRG-MM é um modelo de avaliação concebido para mensurar o nível de maturidade correcional de uma organização pública. Além de permitir a identificação dos estágios de desenvolvimento da entidade, a estrutura estimula a sua evolução, na medida em que define, implementa, monitora e aperfeiçoa os seus processos e práticas correcionais.

O modelo está organizado em uma matriz composta por 5 níveis de maturidade diferenciados pelos graus de desempenho esperados, aumentando da base para o topo e por 4 elementos, diferenciados pelos processos internos a serem estruturados.

29.png

 

O referencial proposto opera no sistema de autoavaliação. Ou seja, cada Unidade Setorial de Correição (USC) é responsável por realizar o seu próprio diagnóstico. Na sequência são identificadas as ações a serem desenvolvidas, sob o patrocínio da Alta Administração, com o objetivo de alcançar o nível de maturidade pretendido.

Nessa perspectiva, para o ciclo de avaliação de 2022, ficou estabelecido que as unidades correcionais deveriam focar no conhecimento de suas competências atuais e no atingimento do Nível 2 de maturidade do modelo CRG-MM.

Seguindo essa orientação, a Unidade Correcional da EBC fixou-se no rol de atividades demandadas pelo modelo e mapeou os pontos de enquadramento dentro de cada um dos 6 (seis) KPA's estabelecidos para esse nível totalizando 30 (trinta) atividades a serem comprovadas nos requisitos existência e institucionalização.

Na prática, entre outras ações, os esforços das Gerências de Admissibilidade Correcional e de Processos Disciplinares implementaram rotinas de trabalho, adequações de controles e definição de modelos de relatórios.
Ao final do ciclo de avaliação de Maturidade Correcional CRG-MM proposto para o exercício de 2022, a CGU atestou que a EBC alcançou o nível 2 de desenvolvimento e maturidade correcional, num percentual de 81,67% das atividades propostas, fruto de um trabalho integrado de toda a equipe Correcional da EBC.

Compartilhar: