Portal de Correição

Publicado em 30/07/2021 - 11:03 e atualizado em 30/07/2021 - 11:46

O que é Correição?
A palavra correição significa ato, processo ou efeito de correção do que se avalia preliminarmente que não está adequado.

Em organizações, é a atividade de acompanhamento de apuração de eventuais irregularidades praticadas por empregados, realizada na detecção e interrupção de condutas inadequadas, bem como na punição dos responsáveis. Integra o grupo de áreas fundamentais para o bom funcionamento das organizações, recebendo denúncias ou identificando situações que comprometam a integridade de seu corpo funcional e da Empresa ou que gerem prejuízo aos cofres públicos.

Seu objetivo é prevenir, detectar e corrigir infrações praticadas contra a EBC, contra seu corpo de empregados e contra a administração pública mediante a adoção dos instrumentos e atividades de controle voltado à Correição, garantindo aos empregados o direito ao contraditório e a ampla defesa nos processos disciplinares.

Dentre as competências da unidade de correição destacam-se a supervisão e avaliação das ações disciplinares em andamento, além de orientação e apoio técnico às ações correcionais desde sua ocorrência, do acompanhamento do cumprimento das recomendações resultantes dos processos disciplinares e/ou de processos de responsabilização de entes privados, enquanto medidas de alcance localizado ou geral, tais como: treinamento, capacitação, melhoria de clima da Empresa, aprimoramento dos instrumentos de controle, entre outros.

Correição na EBC
A área de Correição iniciou suas atividades em maio de 2015. A posterior criação da Gerência de Correição trouxe inúmeros benefícios à EBC, tais como:

- Centralização das atividades de correição em uma unidade especializada, facilitando o assessoramento à direção em matéria correcional e a comunicação com os órgãos de controle;
- Especialização de empregados com perfil para atuar em matéria correcional;
- Realização do juízo de admissibilidade por pessoal qualificado, evitando-se que sejam instaurados ou arquivados indevidamente processos disciplinares;
- Aperfeiçoamento na condução dos processos disciplinares, evitando-se anulações e avocações administrativas dos processos e reduzindo a quantidade de ações judiciais de reintegração de empregados ou de revisão judicial;
- Otimização da atividade correcional realizando trabalho de melhor qualidade em menos tempo; e
- Aumento da credibilidade da EBC frente aos empregados, aos outros órgãos da administração pública e à sociedade em geral.


Como Encontrar?
A Gerência de Correição está subordinada à Gerência Executiva de Governança Corporativa e Correição da Secretaria Executiva da Presidência, cujas instalações físicas estão localizadas na sede da EBC, no Edifício Venâncio 2.000, 1º subsolo, em Brasília/DF.

O contato com a área pode ser feito pelo e-mail correicao.ebc@ebc.com.br ou nos telefones (61)3799-5565 e 3799-5534.

 

Legislação,Normas e Entendimentos Correcionais 
Painel Correição em Dados 
Síntese dos Julgamentos 
Base de Conhecimento e Aprendizagem Correcional 

Compartilhar: