Sobre a EBC

Conselho Curador da EBC: sai resultado da Consulta Pública para novos membros

28/05/2012
|
19:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia

EBC / TV Brasil - 16/04/10

A primeira fase da Consulta Pública para a escolha de três novos membros da sociedade civil ao Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação – EBC - foi encerrada nesta quinta-feira (15/04) com a divulgação das entidades habilitadas e dos candidatos por elas indicados. A consulta começou em 1º de março e as entidades tiveram 40 dias para enviar até três nomes para compor o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos princípios e objetivos da empresa.

Participaram da consulta 65 organizações de variados perfis, como entidades ligadas à produção audiovisual, organizações não-governamentais e associações de classe de trabalhadores ligados ao campo da comunicação e da cultura.

A partir desses nomes, o Conselho Curador formulará lista tríplice para cada uma das vagas, que serão submetidas à apreciação do Presidente da República. A análise das indicações está prevista para ocorrer na 16ª reunião do órgão, marcada para o dia 20 de abril, em Brasília. Na mesma reunião será debatida, entre outras questões, a proposta da Diretoria Executiva da EBC para uma Política de Esportes que será aplicada nos diferentes veículos da empresa.

Esta foi a primeira consulta pública para a escolha de novos conselheiros, já que a indicação dos atuais membros do Conselho Curador foi feita diretamente pelo Presidente da República. O mandato dos escolhidos será de quatro anos. O Conselho Curador é composto por 22 membros, sendo 15 representantes da sociedade civil, quatro do Governo Federal, um do Senado Federal, um da Câmara dos Deputados e um dos funcionários da empresa.

A realização da consulta pública está prevista na Lei 11.652/08 e busca assegurar a participação da sociedade civil na escolha de seus representantes no conselho.

Clique aqui e acesse a lista de organizações participantes e de candidatos.