Caminhos da Reportagem resgata história dos 70 anos da Feira de São Cristóvão
Reduto do Nordeste no Rio de Janeiro, a Feira de São Cristóvão completa 70 anos marcados por muita luta para preservar as tradições e a identidade do povo nordestino. O Caminhos da Reportagem desta quinta (24), às 22h, na TV Brasil , entrevista personalidades como Geraldo Azevedo , Fagner, Maria Bethânia , Elba Ramalho e Evandro Teixeira para contar a história desse lugar onde nove estados se misturam e a cultura é a maior estrela da festa.
Desde seu início, a feira foi um lugar de encontro para quem deixou sua terra em busca de uma vida melhor. Ela nasceu em setembro de 1945 de uma rodoviária improvisada, no bairro de São Cristóvão, por onde ônibus e paus de arara chegavam à cidade. Hoje, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é um ponto turístico que reúne mais de 700 barracas, 10 mil trabalhadores e muitas histórias.
Palco de nomes imortais da música brasileira, a Feira de São Cristóvão já recebeu Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro e ainda traz ícones do cancioneiro nacional como os músicos que participam desta edição do Caminhos da Reportagem. O cantor Geraldo Azevedo ainda lembra do tempo em que a feira era seu programa de fim de semana. "A gente faz aniversário junto", brinca o pernambucano, aos 70 anos.
Fagner também conta que, antes de se tornar conhecido, frequentava muito o lugar. "A gente fazia essa ligação de trazer os amigos que não conheciam o Nordeste para ver as tradições, a comida. E todo mundo adorava". Maria Bethânia, homenageada na feira em junho pelos seus 50 anos de carreira, diz sentir-se em casa quando vai até lá. "É um lugar muito marcado na minha vida".
Em 2003 a feira foi transferida para o local fechado que ocupa hoje, dentro de um pavilhão de exposições que foi reformado, e é administrada pela prefeitura. Na história do hoje Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, famosos e anônimos são protagonistas. Erguida graças à persistência de seus fundadores, a feira se mantém pela fibra dos que vieram depois e se reinventa sem perder suas raízes.
Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (24), às 22h, na TV Brasil