Sobre a EBC

Montador Sergio Mekler é entrevistado por Natália Lage no Revista do Cinema Brasileiro

11/11/2015
|
18:42
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A apresentadora Natália Lage bate um papo com o montador Sérgio Mekler no programa Revista do Cinema Brasileiro desta quarta (11), às 23h30, na TV Brasil . Artista múltiplo, ele assinou seu primeiro trabalho em um longa com “A Ostra e O Vento” (1997), de Walter Lima Júnior. De lá pra cá, o convidado se tornou um dos maiores montadores de sua geração.

Durante a conversa, Sérgio Mekler lembra os tempos do início da carreira com a música e explica a dinâmica de seu trabalho na colagem audiovisual. “Nos filmes comerciais que eu monto, você vai conduzindo o espectador até chegar onde se quer”, explica ao contar como percebeu a importância deste perfil profissional no cinema.

“É preciso de uma outra pessoa que veja o que o diretor acha que filmou, mas não faz parte do material. De fora, você percebe que não está, mas se pegar outra cena e colocar, talvez, o que era esperado apareça”, reflete Mekler. O montador trabalhou em produções nacionais como “Orfeu” (1998), “Deus é Brasileiro” (2003), “Cazuza – O tempo não para” (2004), “O homem do futuro” (2011) e “Boa sorte” (2014).

O Revista do Cinema Brasileiro desta semana aborda o filme “Desejos Modernos”, de Guga Coelho e Alexandre Moretzsohn. O longa mostra que as relações de amizade vão muito além da história contada na tela. A produção não dependeu de qualquer incentivo fiscal e foi toda custeada entre amigos. A equipe de reportagem bate um papo com os diretores e com os atores Dudu Azevedo, Letícia Spiller e Ney Santanna.

O curta “O Diplomata”, de Fábio Carvalho, Flávia Barbalho e Isabel Lacerda revê a vida do brasileiro Arnaldo Carrilho, que teve uma carreira diplomática de 47 anos. Além de ter sido embaixador em vários países, era apaixonado pelo cinema brasileiro.

A atração da TV Brasil ainda traz informações sobre o longa “Cine Vitória” e o curta-metragem “Macapá”. Ambos foram inspirados no Cine Praia Macapá, considerado o “templo” maranhense da sétima arte. O diretor de ambos os filmes, Marcos Ponts, e a produtora Raffaele Petrini contam mais detalhes em entrevista gravada para o programa.

O curta ficcional “20 cigarros” retrata a romantização da felicidade. O filme foi realizado de forma coletiva por alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e a equipe do programa conversa com o diretor Daniel Santana.

Ainda nesta edição, o Revista do Cinema Brasileiro revela os bastidores de “Ramo”, documentário de João Lucas que acompanha a romaria de tropeiros. Eles mantêm a tradição secular de sair em procissão pelas ruas de Recife e cidades vizinhas, sempre com grande fartura de comida e muitos litros de cachaça.

De Recife para a Bahia, o programa da TV Brasil entrevista o cineasta André Francioli, diretor do curta “Vistas e Visões”. Ele viajou para a cidade baiana de Cachoeira para registrar os religiosos que há 50 anos entram em transe na tradicional Festa de Iemanjá.

Serviço :
Revista do Cinema Brasileiro – quarta-feira (11), às 23h30, na TV Brasil.