Estúdio Móvel recebe Maíra Freitas que combina piano e batucada no segundo álbum
Filha do sambista Martinho da Vila e irmã de Mart'nália, a pianista Maíra Freitas bate um papo com a apresentadora Liliane Reis sobre o seu segundo disco "Piano e Batucada" no Estúdio Móvel desta sexta (23), às 18h30, na TV Brasil. Durante o programa ela dá uma canja de "Gargalhada" música do novo trabalho que mescla cordas, sopros, teclados, efeitos eletrônicos e percussão.
Na entrevista, a também cantora, compositora e arranjadora recorda sua trajetória no mundo das artes e destaca a influência da família. Maíra estreou no projeto "Poetas da Cidade", lançado pelo pai em 2010. No ano seguinte, a artista se aventurou na música popular e gravou o seu primeiro álbum solo, "Maíra Freitas", em que misturou samba e música clássica.
Sobre o nova produção, a cantora ressalta a importância da releitura de sucessos. Em "Piano e Batucada", Maíra resgata a faixa "Feeling Goog" de Nina Simone. "Eu gravei essa música da Nina Simone porque ela é uma referência para mim: pianista negra que lutou e teve importância política", confessa Maíra que sempre quis gravar a obra da norte-americana.
Maíra lembra que começou a praticar piano clássico aos sete anos. "Eu estudava oito horas por dia o repertório de Beethoven, Bach, Chopin". Ela comenta que as pessoas não acreditavam muito que a filha do Martinho da Vila iria tocar piano. "Achavam que eu não ia levar pra frente, que não ia levar a sério", afirma.
A artista conta ainda que ganhou o seu primeiro piano em uma aposta com o pai, numa partida entre Vasco e Flamengo. Diferentemente de Martinho da Vila que é torcedor do Vasco, Maíra torce para o rubro-negro. Ela ganhou a aposta e o seu primeiro piano.
Além da sua densa formação acadêmica, da participação em inúmeros festivais nacionais e internacionais e dos prêmios como pianista, a artista sempre buscou se aproximar da música popular brasileira. Hoje, Maíra transita livremente entre diversos gêneros como o choro e o samba, além de trazer para sua obra o vasto repertório de música erudita. O resultado é o álbum "Piano e Batucada".
Na conexão do piano para máquina de escrever, o programa da TV Brasil ainda tem uma conversa com a poeta Aline Miranda que escreve e datilografa cartas de amor por encomenda, além de dar oficinas de poesia para crianças e adultos.
Serviço
Estúdio Móvel – sexta-feira (23), às 18h30, na TV Brasil