Papo de Mãe recebe pais divorciados neste domingo (10)
As apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com pais divorciados na edição do Papo de Mãe deste domingo (10), às 12h30, na TV Brasil. O programa mostra as histórias de três pais separados: Júlio, Eduardo e Fernando.
Pai de três filhos, Júlio mora com as duas filhas mais novas. Segundo ele, tudo foi acordado de maneira pacífica, sem a necessidade de advogados. Eduardo é separado há seis anos e tem a guarda compartilhada das filhas que moram com a mãe. A convivência com as meninas acaba dependendo da conciliação dos horários entre o trabalho dele e os estudos das crianças. Já Fernando briga há um ano litigiosamente na Justiça pela guarda do filho. Segundo ele, a mãe pede a guarda unilateral e ele a compartilhada.
A atração da TV Brasil também conta com a presença de profissionais: o advogado especialista em Direito de Família, Nélson Sussumu Shikicima; a terapeuta familiar Roberta Palermo, autora o livro "Ex-Marido, pai presente - dicas para não cair na armadilha da alienação parental"; e o antropólogo Paulo Niccoli Ramirez, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
A separação de um casal é sempre um momento difícil. Normalmente, quando um casal se separa, é o pai que deixa a casa e acaba perdendo o convívio diário com os filhos. Contudo, segundo pesquisas, o pai separado já assume cada vez mais a criação das crianças. De acordo com o IBGE, em 1,8% dos lares brasileiros, ou seja, em 881 mil casas, o pai vive sozinho com os filhos.
E a lei também sofreu mudanças. Em dezembro de 2014, foi sancionada a lei que estabelece como regra a guarda compartilhada dos filhos - mesmo que não haja acordo entre as partes. O objetivo é garantir maior equilíbrio entre responsabilidades e convivência, diminuindo assim os casos de alienação parental. A guarda compartilhada só não será adotada no caso do juiz concluir que um dos pais não esteja apto a cuidar do filho, ou no caso de um dos pais manifestar o desejo de não obter a guarda.
O Papo de Mãe é uma atração imperdível para quem vive as dores e as delícias da vida em família. O programa da emissora pública aborda os mais importantes temas envolvendo a maternidade e a criação de filhos de um jeito informal, interativo e inclusivo
Serviço
:
Papo de Mãe – domingo (10), às 12h30, na TV Brasil.