Confira os filmes da semana na TV Brasil
Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil
Filmes da TV Brasil de 23 a 29 de janeiro de 2023
Segunda, 23 de janeiro
Sessão Família: Seefood – Um Peixe Fora D’Água
14h00, na TV Brasil
Título original: Seefood. País : China, EUA, Coréia e China. Ano: 2011. Gênero : Animação. Direção : Aun Hoe Goh. Roteiro: Jeffrey Chiang.
O jovem tubarão Pup descobre que caçadores humanos estão roubando muitos ovos de seu recife. O personagem toma como missão pessoal salvar seus irmãos e irmãs não eclodidos. Com a ajuda de seus amigos, o animal marinho decide recuperá-los.
Para isso, ele deve sair do mar e enfrentar uma grande aventura no estranho e perigoso mundo dos seres humanos, a terra. Temendo pela segurança de Pup, o tubarão Julius se disfarça e o acompanha na missão, a fim de proteger seu melhor amigo.
Reprise
.
93
min
.
Classificação
Indicativa
: Livre
Segunda, 23 de janeiro
Cine Doc: Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx
22h30, na TV Brasil
03h30, na TV Brasil (madrugada de segunda, 23/01, para terça, 24/01)
País : Brasil. Ano : 2018. Diretor : João Vargas Penna. Gênero : Documentário.
A vida e a obra de Roberto Burle Marx ganham um recorte neste documentário. Passeando pela arte e personalidade do paisagista, pintor e escultor brasileiro, o filme apresenta suas ideias em forma de homenagem, com uma sucessão de paisagens sensoriais, que resgatam sua trajetória. Burle Marx projetou praças e jardins em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.
“Burle Marx foi um mestre na construção de espaços públicos, locais de convívio e harmonia com a natureza. Num mundo cada vez mais cheio de barreiras e conflitos, me parece da maior importância mostrar a obra desse artista e cidadão que criou espaços de deleite e aproximação entre os homens e o meio ambiente. Quis mostrar o homem a partir de seu mundo diverso e sensual, misturando imagens de diversos formatos num percurso por seu sítio, por suas obras e por paisagens naturais ou construídas que o motivaram”, conta o diretor João Vargas Penna.
Reprise. 72 min.
Classificação Indicativa
: Livre
Segunda, 23 de janeiro
Cine Doc: Ao Aroma do Café
23h45, na TV Brasil
05h00, na TV Brasil (madrugada de segunda, 23/01, para terça, 24/01)
País : Brasil. Ano : 2018. Direção : Daniel Choma e Tati Costa. Gênero : Documentário.
Em formato média-metragem, o filme traça um panorama sobre a cultura do café no país. O doc apresenta fotografias feitas pelo agrônomo Armínio Kaiser no período de 1954 a 1970 com destaque para São Paulo e Paraná, estados onde trabalhou pelo Instituto Brasileiro do Café.
Quais os segredos latentes nas imagens registrada por Armínio Kaiser? Durante mais de cinquenta anos, milhares de fotografias realizadas pelo agrônomo permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito.
A luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata. Fotografadas em sua maioria entre 1954 e 1970, as imagens retratam o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, onde Armínio Kaiser atuou como agrônomo pelo extinto órgão federal, mas também na Bahia, em Minas Gerais e Santa Catarina
Reprise. 36 min.
Classificação Indicativa
: Livre
Terça, 24 de janeiro
Sessão Família: As Aventuras do Avião Vermelho
14h00, na TV Brasil
País : Brasil. Ano : 2013. Gênero : animação. Direção : Frederico Pinto e Jose Maia. Elenco : Pedro Yan, Milton Gonçalves, Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin, Wandi Doratiotto.
Inspirado no livro homônimo lançado em 1936 pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo, o filme de animação "As Aventuras do Avião Vermelho" (2013) tem as vozes dos personagens dubladas por astros da dramaturgia brasileira como Milton Gonçalves, Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa.
A trama do longa-metragem nacional conta a história de Fernandinho (Pedro Yan), um menino de 8 anos, que perdeu a mãe e tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai (Sérgio Lulkin) e na escola.
Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.
A bordo do Avião Vermelho (Milton Gonçalves) e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho (Wandi Doratiotto) e Chocolate (Lázaro Ramos), que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados.
O garotinho viaja em seus pensamentos até a Lua e vai ao fundo do mar além de percorrer diferentes territórios - África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, Fernandinho descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
Reprise. 72 min.
Classificação
Indicativa
: Livre
Terça, 24 de janeiro
Cine Retrô: O Grande Xerife
22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de terça, 24/01, para quarta, 25/01)
País : Brasil. Ano : 1972. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner. Elenco : Amácio
Mazzaropi, Patricia Mayo, Paulo Bonelli, Tony Cardi, Augusto César Ribeiro.
O humorista Amácio Mazzaropi interpreta o chefe dos correios, Inácio Poróroca, um viúvo que é pai de Mariazinha. Ele é o morador mais antigo de Vila do Céu onde vive cuidando da vida dos outros.
Um dia, chega na cidade, disfarçado de padre, o bandidão João Bigode. Em uma arruaça no bar da cidade, o maldoso mata o xerife e põe Poróroca em seu lugar. A confusão está armada e só o Grande Xerife pode proteger o povoado.
Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa:
12 anos
Quarta, 25 de janeiro
Sessão Família: Uma Grande Amizade
14h00, na TV Brasil
Título original: Saving Flora. País : Estados Unidos. Ano : 2018. Gênero : Drama. Direção : Mark Taylor. Roteiro: David Moss e Mark Taylor.
Flora é um elefante fêmea de circo que não consegue mais realizar seus truques. Na noite anterior à data marcada para sua eutanásia, a filha do dono do circo, Dawn, de 14 anos, foge do circo com Flora.
Agora, tudo o que há entre eles e o santuário de animais – onde Flora poderá viver em paz – são duzentos quilômetros de bosques, um rio turbulento e dois caçadores de elefantes. Apenas uma verdadeira amizade pode oferecer a força necessária para a menina e o elefante superarem os riscos.
Ambas encaram os desafios e lidam com os perigos que encontram pela frente em busca da liberdade. Na reserva natural, Flora finalmente poderá conseguir a proteção em uma área em que vive uma manada de elefantes selvagens.
Reprise
.
95
min
.
Classificação
Indicativa
: 12 anos
Quinta, 26 de janeiro
Sessão Família: Chofer de Praça
14h00, na TV Brasil
País : Brasil. Ano : 1958. Gênero : Comédia. Direção : Milton Amaral. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Celso Faria, Ana Maria Nabuco, Carmen Morales, Maria Helena Dias, Roberto Duval, Elk Alves, Benedito Liendo. Participação especial: Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol.
No filme "Chofer de Praça" (1958), o saudoso ator e cineasta Amácio Mazzaropi é o protagonista da trama e também acumula as funções de produtor e roteirista. A partir dessa obra, o humorista passa a colaborar frequentemente com os diretores.
A comédia "Chofer de Praça" foi o primeiro trabalho de Mazzaropi com a atriz Geny Prado. A artista foi seu par constante ao longo da carreira. Os números musicais do longa são apresentados por artistas como Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol que fazem participação especial na produção.
Na trama dirigida por Milton Amaral, Amácio Mazzaropi interpreta o humilde Zacarias, que se muda com a mulher Augusta para uma vila em São Paulo com o objetivo de arrumar um emprego e ajudar o filho Raul a pagar a faculdade de Medicina. O sonho do sujeito é ver o rapaz formado.
Disposto a fazer o possível e o impossível para ajudar a família, o protagonista consegue um trabalho como chofer de praça. Zacarias começa a dirigir um modelo de carro antigo, muito barulhento e fumacento, que rapidamente vira motivo de muitas piadas e de viagens repletas de trapalhadas.
Reprise. 97 min.
Classificação Indicativa:
10 anos
Quinta, 26 de janeiro
Cine Retrô: Sai de Baixo
22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de quinta, dia 26/01, para sexta, dia 27/01)
País : Brasil. Ano : 1956. Gênero : Comédia Musical. Direção : J.B. Tanko. Elenco : Carequinha, Fred Villar, Adelaide Chiozzo, Renato Restier, Costinha, Norma Blum, Aracy Cardoso, Ivon Curi, Paulo Monte, Older Cazarré, Luiz Teles, Wilma Faria, Perpétuoo Silva, Vera Valéria e Valdo César.
Um grupo de recrutas do corpo de paraquedistas do Exército faz tudo para não ter que suar a farda nos exercícios físicos. Para isso, eles se encarregam até de cuidar do cachorro do general.
Desafiado por um sargento, que está interessado em sua namorada e quer ridicularizá-lo publicamente, Carequinha decide se alistar no serviço militar acompanhado de seus amigos Raul e Fred. Sem querer perder a aposta, o treinador dificulta como pode a vida dos rapazes.
Com direção e roteiro de J.B. Tanko, a comédia "Sai de Baixo" marca a estreia no cinema da atriz Norma Blum e do palhaço Carequinha, interpretado por George Savalla Gomes. O elenco da produção ainda traz personalidades da dramaturgia como Fred Villar, Adelaide Chiozzo, Renato Restier, Costinha, Aracy Cardoso e Ivon Curi. O filme também tem diversos números musicais.
Reprise. 90 min.
Classificação Indicativa:
10 anos
Sexta, 27 de janeiro
Sessão Família: Agente Mirim
14h00, na TV Brasil
Título original : Ace the Case. País : Estados Unidos. Ano : 2016. Gênero : Infantil, Aventura. Direção e roteiro : Kevin Kaufman. Elenco : Susan Sarandon, Ripley Sobo, Lev Gorn, Aaron Sauter, Marc Menchaca.
A mãe de Olivia (Ripley Sobo) sai numa viagem de negócios e deixa a menina sozinha em casa com seu irmão mais velho, o jovem Miles (Aaron Sauter) no comando da casa. Durante a primeira noite, Olivia adormece no sofá.
A garotinha acorda e não percebe que já é muito tarde. Olivia decide sair para caminhar com seu cachorro Charlie sem que Miles note sua ausência. Ela acaba testemunhando uma mulher sendo sequestrada nas ruas de Nova York.
Olivia corre para casa e avisa a Miles que a vizinha foi levada como refém, mas o rapaz não acredita na irmã. Na manhã seguinte, a menina explica o que aconteceu a polícia, mas os oficiais também não a levam a sério.
Apenas a detetive cínica Dottie Wheel (Susan Sarandon) escuta Olivia, mas mesmo assim também é cética quanto ao sequestro. Destemida, Olivia bravamente lança sua própria investigação e mostrar seu valor. A garota coloca sua vida em risco para desvendar o crime e salvar sua vizinha.
Reprise. 94 min.
Classificação
Indicativa
: 12 anos
Sexta, 27 de janeiro
Cine Nacional: Dois Coelhos
22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de sexta, dia 27/01, para sábado, dia 28/01)
País : Brasil. Ano : 2011. Gênero : Ação, Suspense. Direção : Afonso Poyart. Elenco : Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Marat Descartes, Roberto Marchese, Thaíde, Thogun, Neco Vila Lobos, Robson Nunes, Norival Rizzo, Aldine Müller e Yoram Blaschkauer.
Após um grave acidente de carro, em que uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves Pinto) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual, Jader Kerteis.
Em seguida, o protagonista parte para uma temporada no exterior, em Miami, Flórida, nos Estados Unidos. Dois anos depois, Edgar retorna para a cidade de São Paulo com um elaborado plano em que pretende que coloca os criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos.
Instigado pela realidade pungente, Edgar resolve colocar seu planejamento em prática e se aventura em busca de redenção. Aos poucos, suas reais intenções aparecem em uma história marcada por um terrível acidente e um amor jamais esquecido. O longa é um enigmático suspense de ação em que cada minuto vale mais que todo o passado.
Reprise. 101 min.
Classificação Indicativa:
16 anos
Sábado, 28 de janeiro
Cine Retrô: Um Caipira em Bariloche
16h00, na TV Brasil
02h15, na TV Brasil (madrugada de sábado, 28/01, para domingo, 29/01)
País: Brasil. Ano : 1973. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquista, Carlos Valone.
Amácio Mazzaropi é Polidoro, um fazendeiro ingênuo que cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista. O larápio engana a todos, inclusive sua própria esposa, uma argentina honesta e desiludida com o amor.
Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche e lá na neve, em meio a confusões e gargalhadas no frio argentino, o caipira começa a juntar os fatos e retorna para desmascarar os vilões.
A comédia promete muitas risadas e momentos de diversão, intriga e suspense para o público. O longa "Um caipira em Bariloche" foi uma das maiores bilheterias de toda a carreira do saudoso humorista Amácio Mazzaropi.
Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa:
14 anos
Sábado, 28 de janeiro
Cine Retrô: É de Chuá
21h00, na TV Brasil
04h00, na TV Brasil (madrugada de sábado, 28/01, para domingo, 29/01)
País : Brasil. Ano : 1958. Gênero : Comédia Musical. Direção : Victor Lima. Roteiro: Victor Lima e Haroldo Barbosa. Elenco : Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Renato Restier, Bill Farr, Costinha, Zezé Macedo, Carlos Costa, Duarte de Moraes, Pedro Dias.
Maria Xangai (Renata Fronzi) e seu namorado, Juca Moleza (Renato Restier), são vigaristas do subúrbio carioca. O casal costuma se encontrar em uma popular casa de dança próxima à favela e armam um plano para se passarem por pessoas ricas.
Eles fingem ser o senhor e a Madame Caxangai, os novos milionários da cidade. A dupla de farsantes atrai um joalheiro para uma "festa da sociedade" numa mansão que alugam. Maria Xangai e Juca Moleza preparam um grande evento no local em que as joias serão exibidas como em uma passarela.
Tudo acontece conforme o planejado até que Peteleco (Ankito) e Laurindo (Grande Otelo) aparecem na festa pedindo dinheiro para sua escola de samba. Peteleco acaba engolindo um grande diamante – que pensava ser um doce – levado pelo joalheiro Fininho. Peteleco é aprisionado até conseguir expelir o diamante por suas entranhas, o que demora algum tempo.
Desconfiados dos novos ricaços, dois investigadores da polícia (Bill Farr e Costinha) acreditam que há algo errado com a festa. Por isso, eles decidem se infiltrar no evento e aparecer na casa para desmascarar os supostos grã-finos. Os oficiais querem fazer o possível para descobrir quem são os larápios.
Com direção de Victor Lima, "É de Chuá!" conta 16 números musicais, com participação de personalidades como Nelson Gonçalves, Jamelão e Agostinho dos Santos (acompanhados do Conjunto Marabá), Emilinha Borba, a dupla de palhaços Carequinha e Fred (com Altamiro Carrilho), Linda Batista, Dircinha Batista, Ruy Rey e Orquestra, Jorge Goulart, Joel de Almeida (acompanhado de Jupira e suas cabrochas), Trio de Ouro, Carlos Augusto e Gilberto Alves.
Reprise. 99 min.
Classificação
Indicativa
: 12 anos
Sábado, 28 de janeiro
Cine Doc: Versos da Ilha
22h00, na TV Brasil
País : Brasil. Ano : 2013. Gênero : Documentário (curta-metragem). Direção, fotografia e edição: Daniel Choma. Pesquisa e produção : Tati Costa.
Memórias femininas sobre uma ilha em descobrimento. O tempo em movimento expresso nas cantigas de roda, versos de 'ratoeira', narrativas e gestos de simpáticas rendeiras. Elas têm em comum o ofício da Renda de Bilros, uma arte do fazer que há gerações é passada de mãe para filha em Florianópolis. Entre linhas, bilros e lembranças, faz-se a trama dos cantos e encantos da cultura ilhéu.
Reprise. 13 min.
Classificação Indicativa:
Livre
Domingo, 29 de janeiro
Sessão Família: Fantástica – Uma Aventura no Mundo Boonie Bears
14h00, na TV Brasil
Título original : Boonie Bears - Entangled worlds. País : China. Ano : 2017. Gênero : Animação. Direção : Leon Ding, Yongchang Lin, Huida Lin.
O mundo animado de Fantástica está um perigo. Um grupo de ladrões de elite é enviado por um famoso caçador de tesouros para roubar um dos itens mais preciosos do reino, o tesouro dourado. Para evitar essa ameaça, uma equipe se forma e embarca em uma jornada repleta de aventura.
Quando tomam conhecimento do plano, a destemida robô Coco, a garota mágica da floresta chamada Naya, o caçador Vicky e os irmãos Boonie Bears, Briar e Brumble, se unem para impedir os avanços dos criminosos e salvar seu lar da destruição total. Eles juntam suas forças para preservar essa terra mágica.
A animação "Fantástica - Uma Aventura no Mundo Boonie Bears" é o quarto filme da franquia que é sucesso entre a criançada em diversas partes do mundo.
Reprise. 73 min.
Classificação
Indicativa
: Livre
Domingo, 29 de janeiro
Cine Nacional: Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo
16h00, na TV Brasil
País: Brasil. Ano : 2011. Gênero : Comédia. Direção : Hugo Carvana. Elenco : Tarcísio Meira, Gregório Duvivier, Flávia Alessandra, ngela Vieira, Mariana Rios, Herson Capri, Antonio Pedro, Guilherme Piva, Alice Borges, Maria Gladys, José Marinho, Lu Guimaldi, Hugo Carvana.
O humorista Lalau (Gregório Duvivier) viaja pelo interior do Brasil se apresentando em pequenas cidades com um show de piadas. O pai do comediante, Ramon Velasco (Tarcísio Meira), também é ator, participa do show e atua como empresário do filho.
Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionária para usar seus talentos e fingir ser um famoso guru, em uma palestra motivacional. Em nome da grana, ele aceita a proposta rapidinho, mas algo não ocorre como o esperado e Lalau precisa mais uma vez da ajuda de seu pai, que, nas situações mais complicadas, solta o velho bordão: "Não se preocupe, nada vai dar certo".
Com direção do veterano ator e diretor Hugo Carvana, a comédia nacional é estrelada por Tarcísio Meira e Gregório Duvivier. Além dos protagonistas, o elenco do filme conta com Flávia Alessandra, ngela Vieira, Mariana Rios e Herson Capri, entre outros.
Reprise
.
99
min
.
Classificação
Indicativa
: 12 anos
Domingo, 29 de janeiro
Cine Doc: Esse Viver Ninguém me Tira
23h00, na TV Brasil
País : Brasil. Ano : 2014. Gênero : Documentário. Direção : Caco Ciocler.
O documentário traça um panorama sobre a atuação de Aracy Moebius de Carvalho, uma brasileira que, ainda jovem, se mudou para a Alemanha nazista ao lado de seu filho pequeno. Lá passou a trabalhar no consulado brasileiro onde, quando a perseguição promovida por Hitler apertou, ajudou vários judeus a emigrarem para o Brasil.
Foi, por assim dizer, a "Schindler brasileira", já que suportou toda a pressão e os riscos inerentes de seus atos para fazer aquilo que considera correto: salvar vidas, da maneira que lhe fosse possível.
"Esse viver ninguém me tira". É a partir dessa frase que o diretor Caco Ciocler inicia sua busca por Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Heroína anônima, morreu esquecendo e sendo esquecida, vítima do Alzheimer e de um país também sem memória. Única brasileira considerada uma justa entre as nações, viveu à sombra do marido famoso, o escritor João Guimarães Rosa.
Com pouquíssima documentação disponível e impedido de falar sobre a relação de Aracy com o marido, por questões de direitos autorais, o diretor joga luz sobre essa existência através de suas próprias motivações pessoais.
A produção obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. O documentário dirigido por Caco Ciocler foi premiado em diversos festivais de cinema e fez parta da seleção oficial de diversos eventos da sétima arte.
Reprise. 80 min.
Classificação Indicativa:
Livre
Domingo, 29 de janeiro
Cine Retrô: A Banda das Velhas Virgens
03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 29/01, para segunda, dia 30/01)
País : Brasil. Ano : 1979. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, André Luiz Toledo, Gilda Valença, José Velloni.
No longa "A Banda das Velhas Virgens", Amácio Mazzaropi interpreta um caipira que tem o sugestivo nome de Gostoso. Ele é o maestro de uma hilariante bandinha feminina formada por senhoras idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja.
Os filhos de Gostoso se envolvem com os do patrão e ele resolve sair da fazenda para evitar perseguições. Expulso das terras onde vive, Gostoso recomeça a vida na cidade, indo morar em um depósito de ferro-velho.
Ao encontrar um saco de joias, o protagonista é acusado de roubo e tem que fazer de tudo para provar sua inocência. Como o querido caipira vai se safar dessa vez?
Reprise. 100 min.
Classificação
Indicativa
: 12 anos