EBC prorroga prazo e amplia regras de participação em edital da RNCP
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ampliou o prazo para que as emissoras que compõem a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) possam se inscrever no edital de coprodução Olhar Brasil. As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de junho e as próximas etapas também foram ajustadas. Além da prorrogação, uma retificação no edital ampliou os critérios de participação. Agora, os três perfis de contratos ou acordos de cooperação - associado, parceiro e colaborador -, assim como afiliadas da RNCP/TV e da RNCP/Rádio, estão aptos a participar.
O edital, lançado neste mês durante encontro da RNCP, prevê a produção de uma série audiovisual sobre turismo regional, que será posteriormente exibida na TV Brasil. Batizada de Olhar Brasil, a atração vai contar com 13 episódios coproduzidos pelas emissoras da RNCP, que abordarão o potencial natural, humano e cultural de rotas e destinos turísticos das cinco regiões brasileiras. O valor de financiamento é de R$ 260 mil – cada emissora selecionada receberá R$ 20 mil para custear o episódio.
Os parceiros poderão inscrever mais de um projeto, sozinhos ou em parceria com outra afiliada. Os episódios selecionados deverão contemplar destinos das cinco regiões brasileiras. Além do financiamento, a EBC fará o acompanhamento do projeto na etapa de produção, com orientações e apoio desde o roteiro até a montagem.
Confira o edital retificado e o edital de abertura .
Sobre a RNCP
Prevista na Lei de Criação da EBC, a RNCP é formada por emissoras de TV e rádio públicas que atuam por todo o país, propiciando cultura e informação para milhões de brasileiros. A EBC é responsável pela formação da rede e investe no seu fortalecimento e expansão. De janeiro de 2023 a março de 2024, o crescimento do número de emissoras foi de 169%. Atualmente, compõem a rede 72 geradoras de televisão e 44 geradoras de rádio.