Filmes da TV Brasil de 13 a 19.05.2024
Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil
Filmes da TV Brasil de 13 a 19.05.2024
Traição
Segunda-feira, 13 de maio
21h30
País: Brasil. Ano: 1998. Gênero: Drama. Direção: Arthur Fontes, Cláudio Torres, José Henrique Fonseca. Elenco: Alexandre Borges, Pedro Cardoso, Francisco Cuoco, Daniel Dantas, Fernanda Montenegro, Drica Moraes, Fernanda Torres, Ludmila Dayer, Jorge Dória, José Henrique Fonseca, Dandara Guerra, Tonico Pereira, Joel Silva
Três histórias baseadas em crônicas de Nelson Rodrigues. Nos anos 50, um rapaz tímido conhece uma mulher casada e tem seu primeiro caso amoroso; nos anos 70, um casal está prestes a se casar, mas a doce irmã da noiva decide seduzir seu futuro cunhado; e enfim, nos anos 90, a partir de um clássico flagrante: o marido pega a mulher com seu melhor amigo em um motel de quinta categoria.
Reprise. 101 min.
Classificação indicativa:
16 anos
Fotografação
Quinta-feira, 16 de maio
21h30
País: Brasil. Ano: 2019. Gênero: Documentário. Direção: Lauro Escorel. Roteiro: Evaldo Mocarzel e Lauro Escorel.
O documentário traça um panorama sobre a fotografia brasileira, desde seu surgimento aos dias atuais. A obra recorda os principais nomes dessa arte e aborda o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea.
O filme destaca momentos marcantes da história da fotografia nacional a partir do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O processo de pesquisa para realização da película durou três anos e resultou em um doc rico em depoimentos e imagens históricas.
O cineasta buscou elos de ligação entre os fotógrafos e suas imagens para construir sua narrativa e selecionar os que seriam abordados na tela. O filme focaliza a representação do país no trabalho de diversos profissionais e reflete sobre o impacto das fotos digitais na perspectiva atual.
O longa apresenta os primeiros fotógrafos a atuarem no Brasil, ainda no século XIX, como Marc Ferrez e Augusto Malta. Também passa pelos registros fotográficos do modernista Mário de Andrade, mas investiga com mais detalhes o trabalho de grandes praticantes da fotografia moderna: Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot, Pierre Verger e Maurren Bisiliat.
Os depoimentos são marcados pela tônica afetiva e merecem espaço na trama de narrativas que contemplam dados históricos, biográficos e uma seleção de imagens fascinante. O conteúdo é associado a entrevistas com os principais especialistas em fotografia no país.
A produção também revela a conexão entre a fotografia e o cinema brasileiros. O documentário se vale de algumas imagens de filmes nacionais em que Escorel atuou como diretor de fotografia. A proposta é chegar aos dias de hoje em que observa os resultados da proliferação da imagem digital.
Reprise. 76 min.
Classificação indicativa:
10 anos
Aos Olhos de Ernesto
Sábado, 18 de maio
14h
País: Brasil. Ano: 2021. Gênero: Drama. Direção: Ana Luiza Azevedo. Roteiro: Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo. Elenco: Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge d'Elia
Aos olhos de Ernesto conta a história de um velho fotógrafo que está ficando cego e tenta conviver com as limitações da velhice. E o que Ernesto descobre é que ser velho pode não ser apenas aprender a conviver com as perdas, com a solidão, com a memória ou com a falta dela. Ser velho pode ser também divertir-se com a companhia dos seus fantasmas, deliciar-se com as imagens borradas da cegueira, rejuvenescer com a frescura da convivência com uma jovem menina que descobre a vida, reencontrar velhas amizades. E, ainda, perceber que a vida e o amor são possíveis, também, aos 80 anos.
Reprise. 123 min.
Classificação indicativa:
12 anos
A Família Dionti
Domingo, 19 de maio
14h
País : Brasil. Ano : 2015. Gênero : Comédia/Drama. Direção : Alan Minas. Roteiro : Alan Minas. Elenco: Murilo Quirino, Antonio Edson, Anna Luiza Marques Paes
O jovem Kelton (Murilo Quirino) vive no interior de Minas Gerais, junto do irmão e do pai. Eles trabalham no canavial, e fazem pequenos bicos na feira. Kelton sofre com a ausência da mãe, que "se transformou" e abandonou a família. Ao se apaixonar por uma colega de sua sala, o garoto tem medo de sofrer o mesmo destino da mãe.
Reprise. 96 min.
Classificação indicativa:
Livre
*Os filmes podem ser substituídos, assim como a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio .