Programa A Voz do Brasil terá edições especiais diretamente do G20
Prestes a completar 90 anos no ar, A Voz do Brasil, o programa radiofônico mais antigo em exibição no Hemisfério Sul, terá edições especiais durante o G20 Social e a Cúpula do G20, direto do Rio de Janeiro. Os programas irão ao ar nesta terça-feira (13) e nos dias 14, 18 e 19 de novembro, ao vivo, diretamente do estúdio montado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Espaço Kobra, na Zona Portuária.
A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo Brasil na presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais. Já o G20 Social é uma inovação instituída pelo governo brasileiro, que preside o grupo pela primeira vez. O objetivo é ampliar o diálogo entre os líderes governamentais e a sociedade civil.
A primeira edição da Voz no G20 será nesta quarta-feira (13), com a participação de Márcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e coordenador do G20 Social. Em entrevista exclusiva nos estúdios da EBC, ele irá falar sobre as expectativas para o encontro. A Voz do Brasil é transmitida também em vídeo pelo Youtube do Canal Gov.
Voz do Brasil
O programa é veiculado de forma obrigatória em todas as emissoras de radiodifusão brasileiras, de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados). Em 2015, o horário do programa foi flexibilizado, e A Voz do Brasil passou a poder ser transmitida entre às 19h e às 23h, no horário de Brasília.
Os primeiros 25 minutos do programa são dedicados às notícias do Poder Executivo. A EBC, sob a supervisão da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), é a responsável pela produção desta parte do programa. O Poder Legislativo possui 30 minutos de exibição divididos entre notícias do Senado (10 minutos) e da Câmara dos Deputados (20 minutos). O Poder Judiciário possui cinco minutos. E o Tribunal de Contas tem um minuto de programa três vezes na semana.
EBC no G20
A EBC e seus veículos preparam uma cobertura especial para a Cúpula do G20 e o G20 Social, que serão realizados entre os dias 14 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A EBC será a emissora parceira do evento, responsável pela transmissão oficial.
A empresa vai mobilizar cerca de 300 profissionais envolvidos na transmissão, geração de imagens e cobertura jornalística em todos os veículos e seus principais produtos: Canal Gov, Agência Gov, Voz do Brasil, TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional, Radioagência Nacional e redes sociais.