Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha pauta programa Sem Censura, da TV Brasil
Nesta quinta (24), ao vivo, às 16h, véspera do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data celebrada em 25 de julho, o programa Sem Censura, da TV Brasil, recebe grandes nomes que abordam a importância das lideranças negras femininas e conversam sobre o espaço para essas mulheres na sociedade.
A apresentadora Cissa Guimarães traz para um papo na bancada do estúdio do canal público a atriz Jéssica Ellen, a cantora Budah, a advogada Dione Assis e a ativista Luyara Franco, filha de Marielle Franco. Elas destacam suas jornadas pessoais e coletivas. A jornalista Fabiane Pereira é a debatedora do dia.
A atriz Jéssica Ellen comenta sua trajetória e destaca os principais papeis que interpretou na carreira. Também revela curiosidades dos ensaios e antecipa informações sobre o musical "Mães", espetáculo que conta com a produção da Claudia Raia.
A cantora Budah vem ao Sem Censura lembra do início da vida artística que começou nas rimas do movimento Hip Hop de Cariacica, passou pelas cores do grafite, ganhou projeção no projeto Poesia Acústica e explodiu de vez com o álbum "Púrpura". Agora, a rapper e compositora capixaba celebra mais um marco: sua estreia no "Live from Vevo", com gravações inéditas feitas diretamente de Nova Iorque.
A advogada Dione Assis fala sobre a rede Black Sisters in Law (BSL) criada por ela em 2022 para conectar, capacitar e dar visibilidade a advogadas negras no Brasil e no exterior. A iniciativa busca promover oportunidades, conferir representatividade e combater o racismo estrutural no meio jurídico.
Luyara Franco completa o time de convidadas da edição especial do programa Sem Censura. Formada em educação física, ela é conselheira fundadora e diretora executiva do Instituto Marielle Franco. A convidada atua na preservação do legado e memória de sua mãe, a vereadora assassinada Marielle Franco.
Sobre o programa
Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, o programa da TV Brasil comemora 40 anos no ar.
O Sem Censura faz parte da programação da emissora pública desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle no comando da bancada.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br