EBC detalha como será acesso a conteúdos e transmissões oficiais da Cúpula do Clima de Belém e COP30
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou as orientações para acesso aos conteúdos audiovisuais e transmissões oficiais da Cúpula do Clima de Belém que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro. Este evento precede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em seguida, de 10 a 21 de novembro, na capital paraense.
Como emissora anfitriã da COP30, a EBC coordena, em parceria com a Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SEAUD/SECOM/PR) e a Secretaria Extraordinária da COP30 (Secop) no âmbito da Casa Civil/PR, a maior operação de transmissão e cobertura de sua história, com mais de 300 profissionais envolvidos, estrutura tecnológica de ponta e estúdio de televisão e rádio na Blue Zone.
Transmissões ao vivo
A Cúpula do Clima de Belém, evento que é de responsabilidade do governo brasileiro, contará com cobertura especial e transmissões oficiais com sinal disponível para todas as emissoras interessadas. Elas estarão disponíveis por meio das seguintes plataformas:
YouTube: Canal oficial da COP30 Brasil transmitirá todos os segmentos autorizados em qualidade Full HD (1080p);
Satélite: Sinal em 1080i @ 59,94fps disponível via Starone C3 (75°W), com áudio em português, inglês e original.
Dados técicos:
Satélite: Starone C3 - 75°W
Frequência de downlink: 3892 MHz
Polarização: Vertical
Largura de banda: 6 MHz
Symbol Rate: 5.000 Msym/s
FEC: ¾
Modulação: DVB-S2/8PSK
RollOff: 0.2 ou 20%
Vídeo: MPEG-4 | 4:2:0 | 1080i @ 59.94Hz
Áudio Par 1: MPEG layer 2 | Canais 1 e 2 (áudio original)
Áudio Par 2: MPEG layer 2 | Canais 3 e 4 (inglês)
Áudio Par 3: MPEG layer 2 | Canais 5 e 6 (português)
SRT (Secure Reliable Transport): Links sob demanda podem ser solicitados pelo e-mail cop30@ebc.com.br. Os links serão enviados na terça-feira, 4 de novembro. Todos os segmentos de imprensa autorizados serão transmitidos.
Centro Internacional de Mídia (IMC): Distribuição de sinais conforme planejamento da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC/ONU) para emissoras credenciadas. 
Conteúdo gravado e original
Vídeos e áudios da Cúpula e da COP30 estarão disponíveis para download no portal oficial de distribuição da EBC, garantindo amplo acesso ao material gerado. Não é necessário credenciamento prévio, basta acessar o portal clicando aqui.
Além do conteúdo gravado, a EBC vai produzir conteúdo jornalístico e institucional originais, com transmissões ao vivo, programas especiais e boletins informativos. O Canal Gov exibirá entrevistas com autoridades, edições do Jornal Brasil em Dia, boletins Gov Informa COP30 e o programa COP Entrevista, diretamente de Belém. Para mais informações e acesso aos conteúdos, acesse o Portal COP30 da Agência Gov.
Nos canais de comunicação pública, a TV Brasil cobre o evento em seus telejornais e com produções especiais como o lançamento, Brasil no Mundo, que será gravado diretamente da Blue Zone. A Rádio Nacional da Amazônia lidera a cobertura sonora com edições especiais de programas como Revista COP30 e Natureza Viva. Além disso, a Agência Brasil lançou um site especial dedicado à cobertura da COP30: Portal COP30 da Agência Brasil.
Todos estes conteúdos são de uso livre para fins jornalísticos, desde que citadas as fontes. No caso de vídeos do Canal Gov, deve-se manter o selo do veículo.
Infraestrutura de transmissão
A operação da EBC durante o evento inclui a geração e gerenciamento de mais de 42 sinais simultâneos, com cobertura de plenárias, coletivas e eventos especiais. A estrutura conta com 26 câmeras HDTV, cerca de 120 câmeras PTZs e transmissão em UHD 4K. Um Master Control Room (MCR) foi projetado para garantir qualidade e estabilidade dos sinais.
Além disso, um sistema de IPTV interno com mais de 330 pontos de exibição e 15 canais simultâneos permitirá o acompanhamento em tempo real dos debates na Blue Zone e via Web.
Estúdios e apoio à imprensa
Estúdios de TV, rádio e workstations equipadas estarão disponíveis para a imprensa previamente credenciada na Blue Zone. Também haverá estações livres de trabalho para os jornalistas com computador pessoal, com pontos de acesso à internet e à energia, dentro do Centro Internacional de Mídia (IMC). Este local também dá acesso às salas de Coletiva de Imprensa dentro da Blue Zone.
Mais informações, confira as Perguntas e Respostas listadas abaixo:
Quais eventos que serão transmitidos ao vivo?
Durante a Cúpula de Líderes, só será transmitida a chegada das autoridades, foto de família, parte do evento de Abertura, de Encerramento e a Coletiva de Imprensa.
Na Confêrencia (COP30), toda a programação será transmitida pela ONU via site para público externo. Para quem está cadastrado, o acesso ocorrerá via Sistema ONU. Estes acessos foram compartilhados pela UNFCCC por e-mail.
O sinal estará disponível para todos os veículos ou apenas para os credenciados?
Na Cúpula de Líderes, a chegada das autoridades, foto de família, parte do evento de Abertura, de Encerramento e a Coletiva de Imprensa estará disponível para todos os veículos dentro do Media Center e via satélite para qualquer veículo, incluindo veículos não credenciados. Conteúdos também serão disponibilizados via central de Distribuição da EBC/Canal Gov.
Haverá tradução simultânea ou legendas nos vídeos ao vivo?
Sim, na Cúpula de Líderes haverá tradução simultânea da língua falada além de português e inglês.
O sinal via satélite será contínuo ou apenas em horários específicos?
Sim, o sinal via satélite é contínuo.
É necessário algum tipo de autorização ou credenciamento para captar o sinal?
Não, basta acessar.
O link SRT será único ou haverá diferentes links por evento?
Será disponibilizado um link único para cada emissora, onde é possível acessar todas as transmissões.
Haverá suporte técnico no local para recepção dos sinais?
Sim, haverá suporte no local.