Intercâmbio entre TV Brasil e emissoras da RNCP fortalece integração e troca de experiências
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu início nesta semana a um programa de intercâmbio com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) com o objetivo de fortalecer a integração entre a TV Brasil e suas parceiras em todo o país. A iniciativa promove a troca de experiências por meio de períodos de imersão em áreas do telejornalismo da instituição.
A primeira intercambista a participar do programa é a jornalista Beatriz Albuquerque, da TV Pernambuco. Ela chegou nesta segunda-feira (12) à EBC e já participa da rotina da redação da TV Brasil. No primeiro dia de atividades, a profissional conheceu os estúdios, participou da reunião de pauta e acompanhou repórteres em suas atividades. À noite, fez uma entrada ao vivo diretamente do Palácio do Planalto para o Repórter Brasil.
“A experiência tem sido a realização de um sonho. Conhecer Brasília e, ainda por cima, participar da cobertura jornalística era uma vontade enorme desde os tempos da faculdade. Acompanhar os noticiários da capital federal faz parte da minha rotina. Por isso, ver tudo de perto, materializado, é super empolgante. De verdade, é a concretização de um sonho pessoal e profissional”, afirma Beatriz Albuquerque.
A jornalista complementa que viver essa experiência em uma emissora pública como a TV Brasil torna a oportunidade ainda mais especial. “A TV Brasil é um exemplo de televisão pública que valoriza a qualidade e a credibilidade. Além de ser colaboradora de uma das parceiras da rede, sou, antes de tudo, uma telespectadora”, destaca Albuquerque.
De acordo com a diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos, a proposta é promover um ambiente de aprendizado mútuo. “Queremos que os profissionais das emissoras parceiras vivenciem a rotina da TV Brasil e também tragam suas experiências. Essa troca fortalece a comunicação pública como um todo”, pontua.
O programa de intercâmbio está previsto para ocorrer até setembro deste ano, com a presença de pelo menos um intercambista por mês. A próxima participante será uma profissional da TV Encontro das Águas, do Amazonas.