Jornalista da TV Ceará participa de intercâmbio na sede da EBC, em Brasília
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebe, nesta semana, mais um visitante pelo programa de intercâmbio com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A iniciativa tem como objetivo fortalecer a integração entre a TV Brasil e as parceiras em todo o país. Por isso, desde segunda-feira (18), o jornalista Eumar Lima, da TV Ceará, tem vivenciado de perto o dia a dia do canal público, diretamente da sede, em Brasília.
Morador do município de Pacajus, na Grande Fortaleza, Eumar Lima desembarcou na capital federal com o desejo de viver uma experiência especial em sua carreira profissional. "Estar no coração da comunicação pública de um país continental como o nosso e contribuir para levar boa informação, checada e apurada, aos brasileiros é algo único", conta.
Ao longo da semana, o profissional conheceu os estúdios, participou de coberturas no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, pôde colaborar ativamente na produção de programas da TV Brasil. "Participar, ao vivo, do Repórter Brasil, com dois grandes jornalistas, [Guilherme] Portanova e Lara [Fonseca], profissionais que admiro muito, e, ainda por cima, contar um pouco sobre o meu ofício no meu estado foi realmente inesquecível", compartilha.
Entre as descobertas e os aprendizados do intercâmbio em Brasília, Eumar Lima destaca o apreço pela consolidação da informação como algo crucial. "Aqui, naturalmente, é cheio de especulações. Percebi que o cuidado com a divulgação e a publicação dos fatos e acontecimentos exige muita minúcia. É uma experiência que me deixa ainda mais cirúrgico no fazer jornalístico", defende.
Para o repórter, a comunicação pública tem uma contribuição "basilar" para a sociedade brasileira. "Os conceitos de jornalismo partem justamente da informação para todos, para o povo, sem distinção. E não há nada mais público do que a democracia do saber", finaliza.
Cida Matos, diretora de Jornalismo da EBC, afirma que "o projeto demonstra como a troca de experiências é capaz de gerar uma verdadeira união de aprendizados, fortalecendo o trabalho da comunicação pública em todo o país”.
Intercâmbio RNCP
Em maio, a iniciativa teve início com a presença da jornalista Beatriz Albuquerque, da TV Pernambuco. Em seguida foi a vez de Érica Oliveira, da TV Encontro das Águas, e Janaína de Oliveira, da TV UGF. O programa de intercâmbio está previsto para ocorrer até setembro deste ano, com a participação de pelo menos um intercambista por mês.