Ministra Margareth Menezes destaca Programa CPLP Audiovisual em entrevista à TV Brasil

19/08/2025
|
14:10
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Durante participação ao vivo no programa Sem Censura, da TV Brasil, nesta segunda-feira (18), a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, reforçou a importância do Programa CPLP Audiovisual (PAV III) como ferramenta de inclusão, geração de oportunidades e valorização da produção cultural nos países de língua portuguesa.

“São várias ações que estamos fazendo para abrir mais oportunidades, gerar emprego e renda, e trazer uma nova geração para o audiovisual. Tem essa meninada fazendo coisas com o celular e queremos que a comunidade de países de língua portuguesa veja a nossa produção”, afirmou a ministra. “Esse edital alcança qualquer artista, não precisa ser famoso. Não tem restrição nenhuma”, lembrou.

A edição do Sem Censura foi marcada por uma bancada inteiramente feminina, com a presença da medalhista olímpica Daiane dos Santos, da cantora Gaby Amarantos, da atriz Luana Xavier como debatedora, e a apresentação de Cissa Guimarães. A ministra Margareth também falou sobre políticas culturais e regulação de plataformas de streaming, em uma conversa que destacou o papel da cultura como vetor de desenvolvimento e inclusão. Assista ao programa clicando aqui.

CPLP

As inscrições para o Programa CPLP Audiovisual estão abertas até o dia 25 de setembro de 2025 e podem ser feitas pelo site www.cplp.org. No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e a TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O edital contempla duas convocatórias nacionais:

- DOCTV para documentários

- FICTV para obras de ficção

Serão selecionados nove longas-metragens, com investimento de 65 mil euros cada, e 27 curtas-metragens, com apoio de 18 mil euros cada. As obras serão exibidas pelas emissoras públicas dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além da produção audiovisual, o programa inclui ações de intercâmbio entre emissoras públicas, oficinas de formação e pesquisa sobre os setores audiovisuais dos Estados-Membros da CPLP.