Ney Matogrosso é homenageado em tributo da Rádio Nacional
Para celebrar os 84 anos do cantor Ney Matogrosso, comemorados nesta sexta-feira (1), a Rádio Nacional transmite um tributo à vida e obra do icônico artista. O especial vai ao ar neste domingo (3), às 22h, com locução de Gláucia Araújo.
A produção apresenta trechos da entrevista de Ney Matogrosso no programa Sem Censura, exibido em maio pela TV Brasil, para relembrar a trajetória e curiosidades da carreira do intérprete. Considerado um dos maiores cantores do país, Ney destaca a relação conflituosa com o pai, as críticas ao primeiro disco solo e a parceria com nomes como Rita Lee.
Pontuado pelos grandes sucessos do homenageado, o especial recorda a contribuição do artista para a cena musical brasileira. Fatos marcantes como a mudança para o Rio de Janeiro, o surgimento da banda Secos & Molhados, a guinada para a carreira solo e o estilo camaleônico do cantor ganham destaque ao longo da atração da emissora pública.
O tributo também ressalta que Ney Matogrosso projetou novos talentos e arriscou ritmos e abordagens inéditos, como é o caso dos trabalhos com Criolo e Pedro Luís e a Parede. Por outro lado, gravou clássicos da MPB como “O Mundo é um Moinho”, de Cartola, e celebrou parcerias com músicos do quilate de Arthur Moreira Lima, Raphael Rabello e Paulo Moura.
Com personalidade e timbre de voz únicos, Ney Matogrosso quebrou paradigmas e imprimiu sua marca na história da música brasileira. O artista completa 50 anos de carreira em 2025.
O repertório apresentado durante o especial inclui “Pai e Mãe” (Gilberto Gil), “O Vira” (João Ricardo/João Apolinário), “Sangue Latino” (João Ricardo/João Apolinário), “América do Sul” (Paulo Machado), “Bandido Corazón” (Rita Lee), “Balada do Louco” (Rita Lee), “Bandoleiro” (Luli & Lucina), “Falando de Amor” (Tom Jobim/Chico Buarque), “Homem com H” (Antonio Barros e Cecéu), “Pro dia Nascer Feliz” (Cazuza/Frejat), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “O Mundo” (André Abujamra), “Freguês da Meia-Noite” (Criolo), “Nada por Mim” (Paula Toller/Herbert Viana) e “Lambada de Serpente” (Djavan/Cacaso).
Sobre a Rádio Nacional
A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.
Serviço
Especial - Ney Matogrosso - domingo, dia 03/08, às 22h, na Rádio Nacional
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
X: https://x.com/radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS