Sala de Imprensa

Presidente da EBC visita sede da Funtelpa e amplia parceria estratégica durante a COP30

Encontro reforça integração entre comunicação pública nacional e regional, com foco na expansão do sinal digital e intercâmbio de conteúdos
12/11/2025
|
18:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Divulgação/EBC

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Basbaum, visitou nesta terça-feira (11) a sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), em Belém do Pará, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Miro Sanova, e pela diretoria da instituição. A TV Cultura do Pará integra a Rede Nacional de Comunicação (RNCP) desde sua criação. A Rede, composta por 167 emissoras de televisão, é gerida pela EBC.

Após uma reunião sobre ampliação da parceria, Basbaum conheceu as instalações do edifício, os estúdios de rádio e televisão e a redação do Portal Cultura. Ele também participou, ao vivo, do programa Esporte 93, da Rádio Cultura, onde revelou sua simpatia pelo Clube do Remo, que está próximo de conquistar uma vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

2 (2).png
Flamenguista, Andre Basbaum participou ao vivo do programa Esporte 93, da Rádio Cultura. Foto: Divulgação

Durante a reunião, os presidentes discutiram a inclusão de projeto da Funtelpa na nova fase do Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações (MCom), para garantir sinal de TV digital em todos os 144 municípios paraenses. “Nós já temos na nossa parceria a troca de conteúdos que é muito importante. Queremos agora garantir a expansão de estrutura de radiodifusão, do sinal da Cultura aqui no Pará”, afirmou Basbaum. Atualmente, a TV Cultura do Pará atinge 108 municípios, sendo que 66 repetidoras ainda operam em tecnologia analógica.

Miro Sanova reforçou a importância do programa: “O Brasil Digital vem colaborar muito com a Funtelpa e com a Rede Cultura do Pará. É um gargalo muito forte das emissoras públicas, e agora temos condições de avançar”. Basbaum acrescentou: “Essa parceria é fundamental. A Funtelpa é uma fundação tradicional, um dos principais parceiros da nossa RNCP. Estamos muito felizes, sobretudo aqui nesse evento grandioso que coloca a Amazônia no centro do mundo”.

As duas instituições também manifestaram interesse em avançar na parceria para que a Rádio Cultura passe a integrar também a Rede Nacional de Comunicação Pública.

TV Cultura do Pará ganhará o mundo                                                                               

Outro ponto debatido foi a inserção de programas da TV Cultura do Pará na TV Brasil Internacional, disponível por satélite em 12 países da América Latina e Central, além de estar acessível nos Estados Unidos e Canadá pelo aplicativo SPT+, em Portugal pela TV Portuguesa, e para todo o mundo via streaming no site tvbrasilinternacional.ebc.com.br e no canal do YouTube.

“Vamos ampliar essa integração. Queremos levar conteúdos da Cultura também para a TV Brasil Internacional”, disse Basbaum. O gerente executivo da emissora na EBC, André Pequeno, revelou especial interesse em conteúdos que valorizem a cultura, a gastronomia e a música paraense.

Parceria estratégica que já deu frutos

Em setembro, EBC e Funtelpa assinaram um acordo que permitirá que o sinal da TV Brasil seja ampliado para 53 municípios do interior paraense e garantiu à TV Cultura do Pará acesso aos benefícios do programa Brasil Digital, com recursos para expansão da infraestrutura e melhoria da transmissão. Além disso, a emissora paraense ampliou a janela de programação para a conteúdos produzidos pela EBC, fortalecendo a troca de produções jornalísticas, culturais e educativas. Por sua vez dois produtos da TV Cultura do Pará estão em exibição na TV Brasil: Discotoca e Cozinha Amazônica.

Neste mês de novembro, as duas instituições estão atuando juntas na cobertura da Cúpula de Líderes de Belém e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecem entre 6 e 21 de novembro. O objetivo é valorizar as vozes amazônicas e levar ao mundo conteúdos produzidos por jornalistas locais.

“Estamos vivenciando este evento gigantesco, que é a COP30, e a TV Cultura do Pará tem tradição de quatro décadas fazendo comunicação pública de excelência. Esse acordo permite que estejamos ainda mais próximos da população paraense”, afirmou Basbaum. Miro Sanova complementou: “A EBC é a emissora oficial da COP e nós, da TV Cultura do Pará, temos essa missão juntos: mostrar a Amazônia como ela é”.