Programação

Rádio MEC celebra os 10 anos do álbum Rio de Choro, do grupo Ordinarius, neste domingo

O episódio inédito do programa Roda de Choro recebe o idealizador do grupo, Augusto Ordine
23/10/2025
|
14:35
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Crédito: Divulgação

A Rádio MEC apresenta neste domingo, às 20h, uma edição especial do Roda de Choro em homenagem aos dez anos do lançamento do álbum Rio de Choro, do sexteto vocal Ordinarius dedicado ao gênero musical. O programa também relembra o disco Pinzindim, projeto mais recente do grupo com obras de Pixinguinha, e traz uma entrevista exclusiva com o cantor, violonista e preparador vocal Augusto Ordine, idealizador e arranjador do Ordinarius.

No Rio de Choro, projeto gravado com o apoio de um financiamento coletivo, o grupo se dedicou a cantar, em arranjos vocais a cappella ou com o acompanhamento de percussão, clássicos como “André de sapato novo”, de André Correa, “Rosa”, de Pixinguinha e “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim, além de composições contemporâneas como “Um chorinho em Cochabamba”, de Edu Neves e Rogério Caetano e “Baião de quatro toques”, de Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit.

Durante o episódio, que contou com pesquisas realizadas nos acervos do IMMUB - Instituto Memória Musical Brasileira e da discoteca das Rádios MEC e Nacional, Augusto Ordine comenta as diferentes formações do grupo, o papel do choro no repertório do Ordinarius e conta como as gravações do álbum Pizindim se encaixaram no repertório das apresentações que celebraram os dez anos de lançamento do Rio de Choro.

Repertório

Brejeiro – Ernesto Nazareth

Disseram que Eu Voltei Americanizada – Luís Peixoto e Vicente Paiva

Rosa – Pixinguinha

Baião de Quatro Toques / Brasileirinho – José Miguel Wisnik e Luiz Tatit / Waldir Azevedo

André de Sapato Novo / Tico-Tico no Fubá – André Corrêa / Zequinha de Abreu

Um Chorinho em Cochabamba – Rogério Caetano e Eduardo Neves

Vou Vivendo – Pixinguinha e Benedito Lacerda

Vem Vindo – Pixinguinha

Benguelê – Pixinguinha e Gastão Vianna

Tipo Zero – Noel Rosa

Choros nº 1 – Heitor Villa-Lobos

Santa Morena – Jacob do Bandolim

Vide Gal – Carlinhos Brown

Linda Flor – Henrique Vogeler, Luiz Peixoto e Marques Porto

Sobre o programa

O programa Roda de Choro da Rádio MEC apresenta artistas clássicos e contemporâneos que fazem do choro um estilo musical brasileiro respeitado mundo afora por sua originalidade e sofisticação. A produção é feita com gravações de grupos, músicos e compositores, ao vivo ou em estúdio.

Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC completou 102 anos e é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Serviço

Roda de Choro –   Episódio com Ordinarius – 10 anos do álbum “Rio de Choro”, dia 26/10, às 20h, na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radiomec

Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec

Facebook: https://www.facebook.com/radiomec

X: https://x.com/radiomec

WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz

Belo Horizonte: FM 87,1 MHz

Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz