Programação

Rádio Nacional transmite, nesta quarta, Flamengo x Ceará pela 37ª rodada do brasileirão

A jornada esportiva do confronto que pode decidir o campeão do campeonato inicia às 21h15
02/12/2025
|
14:35
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Crédito: Arte Marketing/EBC

Rádio Nacional leva ao ar, nesta quarta-feira (3), o confronto que pode decidir o campeão do Campeonato Brasileiro 2025. A jornada esportiva da emissora pública tem início às 21h15, preparando o público para o duelo entre Flamengo e Ceará, marcado para às 21h30, diretamente do Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida é válida pela 37ª rodada da Série A. 

Após se consagrar campeão da Conmebol Libertadores no último sábado (29), o Flamengo volta suas atenções para o Brasileirão com a missão de confirmar o título nacional. Líder isolado, com 75 pontos, o Rubro-Negro depende de uma vitória para assegurar matematicamente a taça. 

Do outro lado, o Ceará busca seguir vivo na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana. Em 14º lugar, com 43 pontos, o Vozão está a dois do Atlético-MG, primeiro clube dentro da zona de classificação. 

A transmissão da Rádio Nacional integra a faixa Show de Bola Nacional e conta com uma equipe completa para levar ao público todas as emoções do confronto. A narração é de Luciana Zogaib. Os comentários ficam por conta de Rodrigo Ricardo e André Luiz Mendes. A reportagem no setor do Flamengo é assinada por Rachel Motta, enquanto Bruno Mendes acompanha o Ceará e assume também o plantão de informações. 

A transmissão da partida entra no ar para parte da rede em AM e OC, além da FM no Rio de Janeiro e no Alto Solimões. A Nacional FM nas demais praças segue com o conteúdo musical. O ouvinte pode ficar ligado nas produções preferidas pelo dial, no app Rádios EBC e no site da emissoraOs áudios ainda estão disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas. 

Informações sobre o Campeonato Brasileiro 

O Campeonato Brasileiro é a liga brasileira de futebol profissional entre clubes do Brasil, sendo a principal competição futebolística no país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América (juntamente com o campeão da Copa do Brasil). 

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros (em um sistema de pontos corridos), uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos. 

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; e menor número de cartões amarelos recebidos. 

Cobertura esportiva da Nacional   

Esporte que é paixão do povo brasileiro, o futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias. 

Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming para acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros. Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A análise sobre os resultados da rodada ainda ganha janela diária para um rico debate em produções consagradas no radiojornalismo esportivo. 

Durante a programação da emissora pública, as atrações também trazem a participação do time de esportes com informações atualizadas. A ideia é oferecer ao público noticiário preciso, conteúdo relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior  

Talentos do jornalismo esportivo   

A equipe da Rádio Nacional reúne craques da crônica esportiva. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações da imprensa segmentada brasileira integram o time de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). São produtores, jornalistas e apresentadores que buscam o diferencial da notícia.   

Além de informar o público nas ondas do rádio, o time também faz bonito na telinha da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, em duas edições, às 12h30 e às 18h30. 

Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. O telejornal diário Repórter Brasil, às 12h45 e às 19h, também oferece uma ampla cobertura dos principais resultados do dia. 

Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. 

Serviço 

Brasileirão Série A – Flamengo x Ceará – quarta-feira, dia 3/12, a partir das 21h15, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS 

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais 

Site: https://radios.ebc.com.br   
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr   
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv   
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr   
Facebookhttps://www.facebook.com/radionacionalbr   
Threadshttps://www.threads.com/@radionacionalbr   
Streaminghttps://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro   

WhatsApp Nacional 

- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201   
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536   
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568   
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966   

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional 

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz   
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz   
São Paulo: FM 87,1 MHz   
Recife: FM 87,1 MHz   
São Luís: FM 93,7 MHz   
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC   
Alto Solimões: FM 96,1 MHz   

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS