Sem Censura, da TV Brasil, recorda a alegria do saudoso humorista Paulo Gustavo
Para celebrar o talento e o afiado humor do saudoso ator, roteirista e diretor Paulo Gustavo, personalidade da comédia brasileira que faleceu há quatro anos, no dia 4 de maio de 2025, o programa Sem Censura exibe uma edição especial com a mãe do artista, Dona Déa Lúcia, e amigos queridos do homenageado nesta sexta (2), às 16h, na TV Brasil.
Na bancada, além de Dona Déa, a apresentadora Cissa Guimarães conversa com o roteirista Fil Braz, amigo de Paulo Gustavo desde a adolescência; a atriz Malu Valle, diretora da primeira peça profissional do ator e grande amiga; e a produtora Beatriz Coelho, assessora de imprensa e amiga de infância. A produção conta com o jornalista Muka como debatedor.
Os convidados relembram histórias, bastidores e a força da obra de Paulo Gustavo que segue viva e latente. O encontro na produção do canal público para celebrar o seu legado foi emocionante, cheio de afeto, gargalhadas e saudade.
Artista que fez o país rir, chorar e pensar, Paulo Gustavo transformou o exemplo de sua mãe em casa em uma personagem marcante. Dona Déa Lúcia é a musa inspiradora para Dona Hermínia, figura divertida e cativante interpretada pelo próprio comediante que se tornou uma mãezona para o público.
A protagonista da trilogia "Minha Mãe é uma Peça", sequência de filmes que é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro surgiu no teatro. O monólogo homônimo de 2013 conquistou plateias nos palcos e foi adaptado para as telonas em 2013, 2016 e 2019.
Durante a entrevista, Dona Déa conta que a cumplicidade entre mãe e filho diante dos holofotes era visceral e ainda mais intensa na vida pessoal da família. Figura pública carismática e espontânea, ela explica que a personagem que dava bronca nos filhos ganhou uma proporção que ninguém imaginava.
Sobre o programa
O Sem Censura estreou no dia 1º de julho de 1985 na então TV Educativa do Rio de Janeiro com Tetê Muniz como apresentadora titular. Idealizado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política, o Sem Censura também já foi conduzido por nomes como Gilsse Campos, Lúcia Leme, Claudia Cruz, Beth Camarão, Marcia Peltier, Liliana Rodriguez, Eliana Monteiro, Carla Ramos, Leda Nagle, Vera Barroso e Marina Machado. Desde 2024, a atração é apresentada por Cissa Guimarães.
Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Nesta temporada, o programa da TV Brasil celebra 40 anos no ar.
A interatividade está presente no programa com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Com transmissão de segunda a sexta, às 16h, o Sem Censura tem exibição simultânea pelo app TV Brasil Play e ainda pode ser acompanhada em tempo real no YouTube do canal público. O conteúdo também fica disponível em formato de podcast no Spotify. A produção tem horário alternativo na emissora mais tarde no mesmo dia, às 23h30.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br