Sala de Imprensa

EBC divulga convocados da Seleção TV Brasil em cerimônia no Rio de Janeiro

Evento acontece no dia 11 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da TV Brasil
04/02/2026
|
11:52
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Arte: DICOP/EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Ministério da Cultura convidam os veículos de imprensa e toda a comunidade do audiovisual para a cerimônia de anúncio dos projetos selecionados na chamada pública Seleção TV Brasil, que será realizada no dia 11 de fevereiro de 2026, às 10h, na Sala Funarte Sidney Miller, localizada no térreo do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro).

O espaço tem capacidade para 170 pessoas e a entrada é livre, mas está sujeita à lotação. O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube da TV Brasil.

Dentre as autoridades confirmadas, participarão André Basbaum, presidente da EBC; Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC (DICOP); Maria Augusta Ramos, gerente executiva de conteúdo da EBC; Márcio Tavares dos Santos, ministro em exercício do Ministério da Cultura; e Alex Braga, presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Durante a cerimônia, serão anunciados os projetos selecionados no edital, cuja fase de pitching — etapa final da avaliação — será concluída na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro.

Sobre o edital Seleção TV Brasil

A chamada pública Seleção TV Brasil integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) e utiliza recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), totalizando um valor recorde de R$ 110 milhões, o maior investimento da história destinado à produção de conteúdo para a TV pública.

O objetivo é fomentar a economia criativa por meio da contratação de no mínimo 34 produções independentes entre filmes e séries, que serão exibidos na TV Brasil e em mais de 160 emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), além de conteúdos voltados à comunicação educacional, comunitária e cultural.

Diversidade regional garantida

O edital estabelece cotas mínimas para fortalecer a regionalidade, um dos pilares da comunicação pública, como 40% dos recursos destinados a propostas das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste e 20% a propostas da Região Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Esses percentuais serão refletidos no resultado final anunciado na cerimônia.

Na fase inicial, a Seleção TV Brasil recebeu 1.676 inscrições de todas as 27 unidades da federação, sendo 440 propostas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 249 nas cotas regionais de Sul, MG e ES, 279 obras com mulheres cis ou pessoas trans em funções de roteiro, direção ou produção e 233 propostas de empresas vocacionadas (188 com pessoas negras no quadro societário).

A avaliação preliminar, que selecionou 102 projetos para a fase de pitching, contou com a participação de 43 funcionários da EBC, entre analistas com mais de 10 anos de experiência na comunicação pública. A etapa envolveu oficinas de formação, trocas com entidades do setor e acompanhamento da Ancine.

 

Serviço

Cerimônia de anúncio dos selecionados da chamada pública Seleção TV Brasil – 11 de fevereiro de 2026, às 10h, na Sala Funarte Sidney Miller no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro)


Transmissão ao vivo: YouTube da TV Brasil https://www.youtube.com/@tvbrasil
Mais informações sobre o edital estão disponíveis em: https://selecao.tvbrasil.ebc.com.br/