Filmes da TV Brasil de 19 a 25.01.2026
A semana traz uma seleção variada de títulos nacionais, com obras que transitam entre drama, documentário e comédia. Entre os destaques está O Bandido da Luz Vermelha, clássico de Rogério Sganzerla que traça um retrato crítico e atemporal do Brasil; e Ladrões de Cinema, comédia que mostra a criatividade popular ao transformar um roubo de equipamentos em uma produção cinematográfica comunitária.
Os documentários também têm espaço garantido: Por um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados revela histórias de quem deixou seu país em busca de novas oportunidades; Crônica da Demolição investiga os bastidores da demolição do Palácio Monroe, expondo jogos de poder; e Barão Vermelho – Por Que a Gente É Assim? revisita a trajetória de uma das bandas mais icônicas do rock brasileiro.
No sábado à noite, o drama Gêmeas, baseado em Nelson Rodrigues, explora rivalidades e sedução em uma trama intensa. Já no domingo, a programação apresenta o documentário Entre Nós Talvez Estejam Multidões, que acompanha a vida em uma ocupação urbana em Belo Horizonte, e encerra com estreia na grade da emissora: Última Cidade, drama que segue João, um homem determinado a enfrentar quem destruiu sua família e tomou suas terras, numa jornada marcada por vingança e sobrevivência no sertão nordestino.
Prepare-se para uma semana repleta de cultura, reflexão e grandes histórias na tela da TV Brasil!
Veja os detalhes dos filmes abaixo:
O Bandido da Luz Vermelha
Segunda-feira, 19 de janeiro
21h/03h1

País: Brasil. Ano de estreia: 1968. Gênero: Drama. Direção: Rogério Sganzerla. Elenco: Paulo Villaça, Helena Ignez, Sérgio Hingst, Pagano Sobrinho, Sergio Mamberti, Luiz Linhares, Sonia Braga, Ítala Nandi, Renato Consorte, Antônio Lima.
Segundo o diretor, o filme é um "far-west" sobre o terceiro mundo. Rogério Sganzerla, no seu primeiro longa-metragem, traça um panorama geral e atemporal do Brasil através da trajetória de um foragido da polícia em crise de identidade. Welles, Godard, policial noir, chanchada, Jimi Hendrix, história em quadrinhos, terrorismo, miséria, corrupção política e desespero compõem um painel apocalíptico do país.
Reprise. 92 min.
Classificação indicativa: 16 anos.
1madrugada de segunda-feira (19) para terça-feira (20).
Por um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados
Terça-feira, 20 de janeiro
21h/03h2

País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Documentário. Direção: Leonardo Dourado.
Documentário conta a história de três pessoas que deixaram seus países para ganhar a vida em terra estrangeira. Há um brasileiro no Japão, um mexicano nos Estados Unidos e um gambiano na Alemanha.
Reprise. 81 min.
Classificação indicativa: Livre.
2madrugada de terça-feira (20) para quarta-feira (21).
Crônica da Demolição
Quinta-feira, 22 de janeiro
21h/03h3

País: Brasil. Ano: 2015. Gênero: Documentário. Direção: Eduardo Ades. Elenco: Alexandre Nicolaeff, Cesar Maia, Humberto Barreto.
Ao investigar a demolição do Palácio Monroe, o antigo prédio do Senado Federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Ernesto Geisel no período militar, o documentário revela os jogos de poder que determinam os destinos de nossas cidades.
Reprise. 90 min.
Classificação indicativa: Livre.
3madrugada de quinta-feira (22) para sexta-feira (23).
Ladrões de Cinema
Sexta-feira, 23 de janeiro
21h/03h4

País: Brasil. Ano: 1977. Gênero: Comédia. Direção: Fernando Coni Campos. Elenco: Milton Gonçalves, Lutero Luiz, Antonio Pitanga, Wilson Grey.
Durante o Carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos tem seu material de filmagem roubado no bloco que eles estavam documentando. Os ladrões, do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme, tendo a Inconfidência Mineira como tema. A população da comunidade adere à ideia com o mesmo espírito da preparação de uma escola de samba, com exceção de Silvério (Lutero Luiz), que preferia vender o equipamento e dividir o dinheiro.
Inédito. 117 min.
Classificação indicativa: 14 anos.
4madrugada de sexta-feira (23) para sábado (24).
Barão Vermelho – Por Que a Gente É Assim?
Sábado, 24 de janeiro
16h/03h5

País: Brasil. Ano: 2017. Gênero: Documentário. Direção: Mani Kerti.
A banda de rock brasileira, Barão Vermelho, nasceu em 1981 e conquistou uma legião de fãs por todo o país. A partir de depoimentos de músicos do movimento chamado BROCK, o documentário traz relatos sobre momentos desconhecidos pelo grande público, o processo criativo do grupo e a parceria de Frejat e Cazuza, além da morte precoce do antigo vocalista.
Reprise. 107 min.
Classificação indicativa: 14 anos.
5madrugada de sábado (24) para domingo (25).
Gêmeas
Sábado, 24 de janeiro
21h

País: Brasil. Ano: 1999. Gênero: Drama/Thriller. Direção: Andrucha Waddington. Elenco: Fernanda Torres, Evandro Mesquita, Francisco Cuoco, Fernanda Montenegro, Caio Junqueira, Matheus Nachtergaele.
Baseado no romance de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, anos 80. As gêmeas idênticas Iara e Mara enganam os homens fingindo ser uma a outra. Um dia, Mara conhece Osmar, dono de uma escola, por quem se apaixona. Iara tenta seduzir o namorado da irmã, iniciando uma rivalidade entre eles.
Reprise. 75 min.
Classificação indicativa: 14 anos.
Entre Nós Talvez Estejam Multidões
Domingo, 25 de janeiro
23h45

País: Brasil. Ano: 2020. Gênero: Documentário. Direção: Pedro Maia de Brito, Aiano Bemfica.
Entre Nós Talvez Estejam Multidões acompanha o cotidiano na ocupação urbana Eliana Silva, em Belo Horizonte, um dos maiores conflitos fundiários urbanos do mundo. Às vésperas das eleições de 2018, o documentário relata o presente, passado e futuro dos sujeitos que vivem nessa comunidade na recente ascensão do fascismo no Brasil contemporâneo. Assim, os moradores discorrem sobre militância política, amor, parceria e a reinvenção por meio da arte.
Reprise. 99 min.
Classificação indicativa: 12 anos.
Última Cidade
Domingo, 25 de janeiro
01h156

País: Brasil. Ano: 2020. Gênero: Drama. Direção: Victor Furtado. Elenco: Julio Adrião, Hector Briones, Yasmin Salvador, Danilo Pinho, Maria Do Carmo, Liduina Costa, Cristina Costa.
João, montado no seu cavalo Cruzeiro e, na companhia de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do nordeste brasileiro para enfrentar aquele que tomou suas terras e acabou com sua família.
Inédito. 70 min.
Classificação indicativa: 14 anos.
6madrugada de domingo (25) para segunda (26).
Os filmes podem ser substituídos e a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio.