Programação

Guilherme Fontes, Tainá Müller, Xamã e Zé Renato participam do Sem Censura, da TV Brasil

Convidados são recebidos pela apresentadora Cissa Guimarães para papo na produção do canal público
20/10/2026
|
14:09
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Divulgação / TV Brasil

A apresentadora Cissa Guimarães entrevista os atores Guilherme Fontes e Tainá Müller e os cantores Xamã e Zé Renato nas edições ao vivo do programa Sem Censura desta semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, às 16h, na TV Brasil.

As pautas da roda de conversa abordam temas diversos com esses convidados e outros especialistas. O bate-papo discute assuntos como dramaturgia, sétima arte, alimentação, saúde mental, tecnologia, música, vinho e mercado de trabalho.

No ar de segunda a sexta, às 16h, o Sem Censura pode ser acompanhado pelo app TV Brasil Play e no YouTube do canal público. O conteúdo ainda fica disponível em formato de podcast no Spotify. O programa tem horário alternativo mais tarde no mesmo dia, às 23h30.

Cissa Guimarães apresenta o Sem Censura / Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

Cinema, nutrição e bullying na terça (20/10)

O ator Guilherme Fontes, a nutricionista Mariana Claudino e o psiquiatra Higor Caldato são os convidados da apresentadora Cissa Guimarães no programa Sem Censura desta terça (20), ao vivo, às 16h, na TV Brasil.

Com uma trajetória marcante como ator, produtor e diretor, Guilherme Fontes destaca seus próximos projetos. Protagonista da nova versão do filme "Toda Nudez Será Castigada", dirigido por Daniel Filho, ele interpreta o mesmo personagem vivido por Paulo César Pereio. Também aborda a participação na série "Paraíso Perdido".

Cofundadora do movimento "Põe no Rótulo" e mãe de um adolescente com alergia alimentar, a nutricionista Mariana Claudino conversa sobre os desafios de criar uma criança com alergias alimentares. Ela esclarece que a condição exige atenção constante e pode afetar a convivência social, a rotina escolar e a qualidade de vida de toda a família.

A especialista explica quais são os alimentos que costumam provocar alergias, os riscos de reações graves, os cuidados necessários dentro e fora de casa, além da importância de saber interpretar os rótulos dos produtos.

No Dia Mundial de Combate ao Bullying, o psiquiatra Higor Caldato fala sobre a empatia e a necessidade de pertencimento. O convidado aborda a capacidade de nos colocar no lugar do outro. Ele comenta porque parece cada vez mais difícil compreender e respeitar quem pensa diferente. Fundamental para a convivência humana, a empatia enfrenta desafios num mundo marcado por julgamentos rápidos e relações cada vez mais polarizadas.

O papo também explora a necessidade de pertencimento, os mecanismos psicológicos que aproximam as pessoas de quem pensa igual e os caminhos para desenvolver a escuta, o respeito e a capacidade de conviver com as diferenças.

Dramaturgia e tecnologias na quarta (21/10)

O programa Sem Censura, da TV Brasil, recebe a atriz e apresentadora Tainá Müller, o cantor e ator Xamã e o psicólogo Genesson Honorato para entrevistas com a apresentadora Cissa Guimarães nesta quarta (21), ao vivo, às 16h, na TV Brasil. O debatedor é o jornalista e antropólogo Ernesto Xavier.

A conversa com Tainá Müller resgata passagens marcantes da atriz como protagonista da série "Bom Dia, Verônica" entre diversos outros trabalhos que estrelou. O projeto como apresentadora do programa Café Filosófico, da TV Cultura, é outro tema do papo.

Já o cantor e ator Xamã fala sobre a sua trajetória. Ele aborda a infância, a relação com a família, as dificuldades antes da fama, os primeiros contatos com a música, as batalhas de rima, a transformação em fenômeno popular e a chegada à televisão.

Especialista em futuro do trabalho, o psicólogo Genesson Honorato alerta para hábitos cada vez mais comuns como pegar o celular quase no automático e perder minutos ou até horas no aparelho. O especialista pesquisa o chamado “hackeamento da atenção”, conceito que ajuda a entender como as tecnologias disputam e fragmentam a capacidade de concentração.

Música, vinho e mercado de trabalho na quinta (22/10)

A bancada do programa Sem Censura reúne o cantor e compositor Zé Renato, a jornalista especializada em vinhos Pri Matta e a pesquisadora Cecília Seabra nesta quinta (22), ao vivo, às 16h, na TV Brasil. A debatedora é a jornalista Katy Navarro.

Com uma carreira consolidada na cena da música brasileira, o veterano Zé Renato conversa sobre sua trajetória artística. O convidado ainda antecipa novos projetos e fala sobre o show "NewTom" com a banda Conexão Rio que celebra as composições dos consagrados Newton Mendonça e Tom Jobim.

Jornalista especializada em vinhos, a sommelière e empresária Pri Matta é a idealizadora do canal "De Onde Vinho", um dos mais relevantes sobre a bebida no país. Ela conta sua história de vida e dá dicas sobre a escolha dos vinhos mais apropriados para diferentes situações do cotidiano.

A pesquisadora Cecília Seabra aborda os benefícios do fim da escala 6x1 na vida dos trabalhadores. Ela enumera o tempo para descansar, organizar questões pessoais, lazer e estar em família. Também explica como esse avanço pode melhorar a saúde mental e física, bem como, a produtividade dos funcionários.

Sobre o programa

O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.

A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana. Em 2025, a premiada produção da TV Brasil completou quatro décadas no ar.

Vencedor do Prêmio APCA de melhor programa de televisão em 2024 e finalista no ano passado, o Sem Censura conquistou, por duas vezes consecutivas, o reconhecimento com o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas nos anos de 2024 e 2025.

A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Com transmissão de segunda a sexta, às 16h, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, à meia-noite.

Serviço
Sem Censura – Segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – Segunda a sexta, à meia-noite, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br